Circuitos Arqueológicos na Chapada Diamantina

de 29/5 a 08/7 · Lençóis, BA
1
Line Gazi · Camboriú, SC
1/6/2011 · 0 · 0
 

A exposição que reúne em torno de sessenta itens, todos relacionados à valiosos “tesouros” arqueológicos encontrados na Chapada Diamantina – após um incêndio em 2005 que destruiu parte da vegetação do lugar, relevando desenhos de milhares de anos escondidos atrás da vegetação densa. A amostra conta com fotos, objetos usados pelos homens das cavernas, pinturas rupestres e etc.
Além das belezas naturais estonteantes que a Chapada Diamantina, o que muitos não sabem é desse acervo cultural maravilhoso, que mostra aos brasileiros um pouco mais de nossas origens, que sim, temos “lembranças” de milhares de anos – para aqueles que acham que os índios foram os primeiros à habitar nossa terra verde e amarela.
A exposição tem como objetivo exatamente divulgar esse patrimônio, e com a visitação de turistas conseguir fundos o suficiente para poder continuar as pesquisas e documentar cada vez melhor e mais rápido as descobertas no local. A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia, que são os dois responsáveis pelas descobertas, pesquisas e documentação dessas preciosidades históricas.
A mostra não só proporciona aos turistas a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura local, como através de oficinais conscientizarão os moradores locais da importância daquelas descobertas, o quanto elas de fato valem como patrimônio brasileiro, o quanto isso pode ajudar a economia local e que os locais devem ser preservados.
É importante que brasileiros se conscientizem cada vez mais que possuímos em território brasileiros maravilhas que outros países nem sonham em ter, portanto, é essencial valorizar e proteger esse patrimônio.

onde fica
Parque Nacional da Diamantina
5/06 Iraraquara
4/06 Palemeiras
10/06 Lençóis
8/07 Morro do Chapéu
quando ir
29/5/2011 a 08/7/2011
quanto custa
valor não divulgado
website
http://www.ipac.ba.gov.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados