A primeira edição do evento cultural Circulando, no sábado, dia 31, promove a inauguração da galeria a céu aberto de grafites no morro do Alemão, com mais de 50 painéis em muros, paredes e fachadas, pintados por artistas da comunidade e de fora dela. Além dos grafites, o Circulando terá exposição de fotos, shows musicais e oficinas para o público.
As atividades serão na avenida Central, no morro do Alemão. A Central faz esquina com a avenida Itararé (Ramos), na altura do posto de saúde do Programa de Saúde da Família. O Circulando começa a partir das dez horas da manhã e irá até à noite. O mote dessa edição de estréia é “Comunicação e diálogo na favela”.
O evento é organizado pelos jovens do Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão e tem o apoio do Grupo Sócio-Cultural Raízes em Movimento e do Observatório de Favelas. O evento é bimestral e ocorrerá sempre numa comunidade diferente do complexo do Alemão.
“Nos últimos dois meses, produzimos trabalhos em diferentes linguagens da comunicação, como jornalismo, grafite, música, ilustração, fotografia. A última parte agora é mostrar o resultado num evento, abrindo espaço para que a comunidade participe e se sinta estimulada a também produzir”, afirma Alan Pinheiro, coordenador do Raízes em Movimento e integrante do Núcleo de Comunicação Crítica do Alemão
O Núcleo, criado há seis meses, conta com não mais de 20 jovens. Praticamente todos moram no complexo do Alemão e têm ligações ou com o Raízes em Movimento ou com o Observatório de Favelas. O Raízes tem a sua sede no Alemão e desenvolve no local oficinas culturais e trabalhos de geração de renda entre jovens. O foco artístico do coletivo é o grafite. O Observatório, na Maré, tem entre os seus projetos a Escola Popular de Comunicação Crítica, onde estudaram integrantes do Núcleo.
êah mom, a idéa é espalhar-se pelos 4 cantos do globo. Tamo de cá, Salvador da Bahia, Babylônia sem Amônia, emanando energia positiva pra vcs aí nessa luta.
Tamo realizando no domingo 25/03, o mutirão mete mão, aqui no bairro da paz, iniciativa bem parecida que coloca a arte a serviço das transformações sociais.
A onda é fortalecer.
Boa sorte.
FAYAKA !!!
Pessoas do Raízes..Estou divulgando!!Resistência,esperança,fraternidade,solidariedade,sorte.... e tantas outras boas palavras que não caberiam aqui....
Janú Neves · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2007 14:24Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!