Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

CONTOS CLÁSSICOS BRASILEIROS

de 20/11 a 06/12 · Brasília, DF
Gustavo Cassano
Histórias de Alexandre
1
Rodrigo Machado · Brasília, DF
5/11/2009 · 3 · 2
 

CONTOS CLÁSSICOS BRASILEIROS
apresenta Câmara Cascudo, Graciliano Ramos e Manoel de Barros

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília apresenta, de 20 de novembro a 6 de dezembro, o projeto Contos Clássicos Brasileiros, que alia, em três espetáculos cênicos, contos e poesias da literatura brasileira à nossa rica música instrumental por meio de peças teatrais, que trazem diferentes linguagens ao palco do Centro Cultural.

Atores, contadores de histórias e músicos mesclam diferentes linguagens no intuito de aproximar o público infanto-juvenil da literatura e da música brasileiras em espetáculos que apresentam contos e poesias de grandes autores – Câmara Cascudo, Graciliano Ramos e Manoel de Barros. A busca pela sintonia e o diálogo entre linguagens verbal e gestual junto à música instrumental, propostas pelo Contos Clássicos Brasileiros, produzem um universo atraente - e ainda pouco explorado - para o público infanto-juvenil.

As apresentações, que acontecem ao longo de três finais de semana, de 20/11 a 6/12, têm sessões nas sextas, às 16h, e nos sábados e domingos, às 15h30 e às 18h. Abrindo a programação, de 20 a 22 de novembro, teremos o espetáculo Histórias de Alexandre, de Graciliano Ramos, um musical com a narrativa delirante de Alexandre, um contador de ‘causos’, que transforma a realidade e reinventa o mundo. Os atores Antonio Karnevale e Marcê Porena vivem Alexandre e Cesária, sua esposa. O roteiro é de Heloisa Pinheiro e a trilha sonora, executada ao vivo, foi desenvolvida especialmente para este projeto pelo grupo Pedra Lispe.

O segundo espetáculo, de 27 a 29 de novembro, traz contos recolhidos por Câmara Cascudo em Histórias Pintadas. Na peça, o cenário é construído pouco a pouco com pinturas pela atriz Rebeca Queiroz. Música instrumental e cantigas populares, apresentadas pelo músico Ranier Oliveira sob a direção musical de Itiberê Zwarg, permeiam as histórias.

Encerrando o projeto, de 4 a 6 de dezembro, o espetáculo inédito do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias - Passarinho à toa - com a reunião de alguns poemas da obra de Manoel De Barros e trilha sonora do grupo Água Viva, executada ao vivo pelo músico Luciano Câmara.

Destacando importantes obras de grandes escritores da literatura brasileira, Contos Clássicos Brasileiros permite que o público conheça a variedade de linguagens, representações, estilos e gêneros presentes na nossa cultura. As atuações musicais presentes em cada espetáculo foram desenvolvidas especialmente para estarem em consonância com o universo dos contos apresentados. Com a música instrumental e canções populares, o projeto amplia e estimula a percepção do público além de contribuir para a formação de um gosto musical mais crítico.

Através de linguagens cênicas teatrais de diferentes vertentes, os contos ganham uma nova dimensão, diminuindo o distanciamento entre a literatura brasileira e o público infanto-juvenil, desenvolvendo e contribuindo para construção de uma nova percepção do olhar para as artes.

“Com o Contos Clássicos Brasileiros buscamos, ainda, apagar as fronteiras entre as diversas manifestações artísticas e culturais do nosso país, por meio do regionalismo e o diálogo entre o tradicional e contemporâneo”, afirma Isabel Seixas, da M'Baraka Experiências Relevantes, que assina a curadoria e a coordenação do projeto juntamente com Mariane Moraes. “O Brasil estará bem representado, desde a cultura popular do regionalismo nordestino ao pantaneiro, buscando elementos representativos da nossa diversidade”, acrescenta Mariane.

onde fica
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília - SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília.

Espetáculos e dias:
Histórias de Alexandre dias - 20, 21 e 22 de novembro.
Histórias Pintadas dias - 27, 28 e 29 de novembro.
Passarinho à toa dias - 4, 5 e 6 de dezembro.

Horários: Sextas-feiras, às 16h, sábados e domingos às 15h30 e às 18h.

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

quando ir
20/11/2009 a 06/12/2009
quanto custa
Ingressos: R$15,00 e R$7,50 (para professores, estudantes, pessoas com mais de 60 anos e correntistas do BB).
A venda de ingressos, para cada semana da temporada, inicia-se no domingo anterior, restrita a quatro bilhetes por pessoa.
Bilheteria: de terça-feira a domingo das 9h às 21h.
website
www.bb.com.br/cultura
contato
Telefone: (61) 3310-7087. ccbbdf@bb.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Paola Rhoden
 

Que beleza de programação. Estarei lá com certeza.

Paola Rhoden · Brasília, DF 18/11/2009 18:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Rodrigo Machado
 

Bem vinda, Paola.
Bjs,

Rodrigo Machado · Brasília, DF 19/11/2009 00:36
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados