Cravista Roberto de Regina é solista em concerto no Museu do Oratório

01/8 · Ouro Preto, MG
Hélcio Peynado
Roberto Regina é atração do Museu do Oratóro em Ouro Preto
1
Converso Comunicação · Ouro Preto, MG
31/7/2009 · 0 · 0
 

O cravista Roberto de Regina é o convidado para a quinta apresentação da Série de Concertos 2009 no Museu do Oratório. O músico construiu o primeiro cravo brasileiro e gravou os primeiros discos de música antiga e cravo no Brasil.

Para o concerto no Museu do Oratório, Roberto de Regina traz seu próprio cravo e toca caracterizado com roupas de época. Neste concerto, o maestro lança o DVD sobre Domenico Scarlatti, compositor italiano de música barroca, radicado na corte portuguesa de D. João V.

O cravista
Roberto de Regina (cravo) – Nasceu no Rio de Janeiro em 1927. Estudou piano e apaixonou-se por Bach, pelo cravo, pela música coral e antiga. Iniciou um aprendizado auto-didático com a própria música. Estudou música antiga com membros da Pró-Música de Nova Iorque, regência coral com Robert Shaw e construção de cravo com Frank Hubbard. Foi pioneiro, no Brasil, na criação de vários grupos de música antiga, entre os quais o Coral Bach do Teatro do Estudante, Coral da Câmara Dante Martinez, Conjunto Roberto de Regina e a Camerata Antiqua de Curitiba.

Nos anos 60, construiu o primeiro cravo brasileiro e despontou como cravista, gravando o disco solo Concerto de Cravo.

Além de se apresentar com seu conjunto, construía cravos, fazia concertos como cravista e plantões como anestesista. À época, brincava dizendo: “Meu único pesadelo é ver um paciente acordar durante a cirurgia ou ver a platéia dormir em um concerto”.

Recebeu diversas vezes o Prêmio Sharp, na categoria música instrumental.

Concertos
A Série de Concertos no Museu do Oratório acontece desde 2001 e proporciona aos visitantes e moradores de Ouro Preto raros e belos espetáculos de música erudita com músicos reconhecidos e um repertório variado, que contempla diferentes épocas e estilos. Os concertos acontecem uma vez por mês a preços populares (apenas R$ 10). São uma excelente oportunidade para ter contato direto com o acervo do Museu, com os músicos e com um ambiente que lembra antigos saraus.

Com direção artística e coordenação da organista Elisa Freixo, a Série Concertos no Museu do Oratório conta com o apoio cultural de empresas por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

onde fica
Museu do Oratório (Adro da Igreja do Carmo, 28 -Centro - Ouro Preto/MG).
quando ir
01/8/2009, às 18:30h
quanto custa
Ingressos a R$10,00,na bilheteria do Museu.
website
www.museudooratorio.org.br
contato
(31) 3551-5369

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados