CRIANÇAS NA MIRA DA INDÚSTRIA DO TABACO

23/11 · Rio de Janeiro, RJ
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SPSComunicação · Rio de Janeiro, RJ
23/11/2015 · 0 · 0
 


A Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde - ACT+ lança campanha nas redes sociais, construída a partir dos resultados do relatório “Crianças na mira da indústria do tabaco”. Trata-se de uma análise da publicitária Regina Blessa, consultora para este documento feito em parceria com a Fundação Interamericana do Coração Argentina e do México (FIC Argentina e FIC México), e a Corporate Accountability International Colômbia (CAI Colômbia).

O relatório está disponível em:
http://www.actbr.org.br/uploads/conteudo/1047_relatorio_final_24nov.pdf

No Facebook, a campanha está em https://www.facebook.com/ACTbr

A publicação expõe exemplos de como a indústria do tabaco utiliza os pontos de venda de cigarros para estimular as crianças e adolescentes a se tornarem consumidores de seus produtos e analisa as táticas utilizadas em 14 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

“Existem três pontos que estimulam a curiosidade e o uso de cigarros, que são a divulgação, o acesso e a mídia espontânea.
;Tirando a mídia espontânea, temos dois focos de divulgação de marca: os displays nas lojas e as embalagens que estão em qualquer bolso ou lugar à vista de todos”, diz Regina Blessa. Ela concorda com a proibição da exibição das embalagens e de toda e qualquer mídia nos pontos de venda. Além disso, a publicitária e especialista em varejo concorda com a proposta de formatar todas as embalagens em padrão genérico “para que não sejam um veículo artisticamente preparado para aguçar a curiosidade juvenil e infantil”.

A ACT+ apoia o projeto de lei 1744/2015, em tramitação na Câmara dos Deputados, que prevê a padronização das embalagens de produtos de tabaco. Se aprovado, fará com que as embalagens dos produtos de tabaco passem a ser iguais, padronizadas na forma, tamanho, modo de abertura, cor, fonte, livre de design, logotipos e de qualquer texto promocional, diferenciando-se uma das outras apenas pela marca e o nome do produto.

Pesquisa encomendada ao Instituto Datafolha verifica que 65% da população brasileira apoiam a adoção de embalagens padronizadas de cigarros. A pesquisa também mostrou que a proibição da propaganda em pontos de venda tem apoio de 76%; o aumento de impostos de produtos de tabaco, de 75%; e proibição da exposição nos PDVs, de 73%.

onde fica
O lançamento será no Espaço Clif, dia 24 de novembro, às 15h. Rua das Palmeiras, 46, Botafogo, Rio de Janeiro.
quando ir
23/11/2015
quanto custa
De graça
website
www.limitetabaco.org.br

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