Mostra Connexions>Conexões
A Mostra Connexions>Conexões acontece a partir do dia 24 de setembro de 2009, no Sesc Pompéia, São Paulo, como mais uma iniciativa de marcar o Ano da França no Brasil. A exposição visa explorar o diálogo entre as produções gráficas contemporâneas brasileira e francesa, e sua aplicação social, por meio de exposição de cartazes, peças gráficas e instalações multimídia, curadas conjuntamente por Christele Kirschtetter, diretora até 2008 do Pôle Graphique de Chaumont [França] e pelo designer brasileiro Rico Lins. Além de celebrar os 20 anos de atividades do Festival Internacional do Cartaz (que acontece em Chaumont), a exposição propõe um olhar sobre a nova gráfica francesa e brasileira, que vai além do cartaz e da matéria impressa, e dialoga com o digital, o espaço público, o vernacular e a arte contemporânea.
O projeto colaborativo Crimes Tipográficos iniciado no ano de 2000, na cidade de Recife [Brasil], pelos designers Damião Santana e Fátima Finizola, é um dos grupos convidados e apresenta um recorte de sua produção tipográfica focada na cultura popular. A mostra traz 16 painéis que representam trabalhos de 10 colaboradores do projeto tipográfico.
Crimes Tipográficos - O que é
Os primeiros Crimes Tipográficos surgiram a partir de ilustrações tipográficas, desenvolvidas pelo designer Damião Santana, para um projeto editorial realizado no curso de Pós-graduação em Design da Informação da UFPE, sob a orientação da professora Solange Coutinho. Mais adiante, inicia-se o projeto das primeiras fontes que caracterizariam o grupo experimental como uma fonthouse, a partir de experimentações da disciplina de Tipografia Digital ministrada por Priscila Farias.
Desde então, os Crimes Tipográficos torna-se um dos projetos paralelos do estúdio Corisco Design e abre suas portas para novos colaboradores, entre os quais destacamos a parceria com o projeto Tipos Populares do Brasil coordenado pelo designer carioca Pedro Moura. Em 2002, algumas das fontes produzidas pelo CT foram selecionadas para a mostra Tipografia Brasilis 3 e posteriormente em 2006, para Bienal Letras Latinas, o que possibilitou visibilidade nacional do nosso trabalho e aproximação com outros tipógrafos brasileiros.
Dentre os nortes inspiradores dos projetos tipográficos do CT estão a estética vernacular e o experimentalismo gráfico, que são percebidos na produção de fontes que fazem referência a tipografias populares ou nos dingbats [fontes iconográficas] que transitam pelo nonsense e temáticas que refletem a cultura brasileira.
Atualmente a proposta do grupo é abarcar não só designers de tipos como quaisquer pesquisadores ou profissionais de áreas afins, como a fotografia e o cinema, que encontrem na tipografia uma fonte de inspiração para o seu dia-a-dia. Além de uma fonthouse, pretendemos tornar o projeto um espaço colaborativo onde todas as pessoas que estudam ou produzem fontes possam se encontrar através do nosso site [www.crimestipograficos.com].
Colaboradores da Mostra
Fátima Finizola [Recife, PE]
Damião Santana [Recife, PE]
Breno Carvalho [Recife, PE]
João Paulo Angelim [Olinda, PE]
Bernardo Lapenda [Recife, PE]
Pedro Moura [Niterói, RJ]
Vinícius Guimarães [Niterói, RJ]
Juliano Augusto [Belo Horizonte, MG]
Fernando PJ [Salvador, BA]
Marcelo Magalhães [São Paulo, SP]
Opa, Damião,
Bom vê-lo de volta a estas paragens!
Fui conferir as fontes dos Crimes Tipográficos e achei todas muito boas! Daí lembrei também dessa sugestão do Hermano num comentário de um artigo antigo teu... Seria bacana mesmo termos mais notícias sobre a tipografia brasileira por aqui!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!