Crimes Tipográficos na Connexions > Conexões

de 25/9 a 29/11 · São Paulo, SP
Crimes Tipográficos
Mostra Crimes Tipográficos na Connexions > Conexões
1
[ds] · Recife, PE
20/9/2009 · 3 · 1
 

Mostra Connexions>Conexões

A Mostra Connexions>Conexões acontece a partir do dia 24 de setembro de 2009, no Sesc Pompéia, São Paulo, como mais uma iniciativa de marcar o Ano da França no Brasil. A exposição visa explorar o diálogo entre as produções gráficas contemporâneas brasileira e francesa, e sua aplicação social, por meio de exposição de cartazes, peças gráficas e instalações multimídia, curadas conjuntamente por Christele Kirschtetter, diretora até 2008 do Pôle Graphique de Chaumont [França] e pelo designer brasileiro Rico Lins. Além de celebrar os 20 anos de atividades do Festival Internacional do Cartaz (que acontece em Chaumont), a exposição propõe um olhar sobre a nova gráfica francesa e brasileira, que vai além do cartaz e da matéria impressa, e dialoga com o digital, o espaço público, o vernacular e a arte contemporânea.

O projeto colaborativo Crimes Tipográficos iniciado no ano de 2000, na cidade de Recife [Brasil], pelos designers Damião Santana e Fátima Finizola, é um dos grupos convidados e apresenta um recorte de sua produção tipográfica focada na cultura popular. A mostra traz 16 painéis que representam trabalhos de 10 colaboradores do projeto tipográfico.

Crimes Tipográficos - O que é

Os primeiros Crimes Tipográficos surgiram a partir de ilustrações tipográficas, desenvolvidas pelo designer Damião Santana, para um projeto editorial realizado no curso de Pós-graduação em Design da Informação da UFPE, sob a orientação da professora Solange Coutinho. Mais adiante, inicia-se o projeto das primeiras fontes que caracterizariam o grupo experimental como uma fonthouse, a partir de experimentações da disciplina de Tipografia Digital ministrada por Priscila Farias.

Desde então, os Crimes Tipográficos torna-se um dos projetos paralelos do estúdio Corisco Design e abre suas portas para novos colaboradores, entre os quais destacamos a parceria com o projeto Tipos Populares do Brasil coordenado pelo designer carioca Pedro Moura. Em 2002, algumas das fontes produzidas pelo CT foram selecionadas para a mostra Tipografia Brasilis 3 e posteriormente em 2006, para Bienal Letras Latinas, o que possibilitou visibilidade nacional do nosso trabalho e aproximação com outros tipógrafos brasileiros.

Dentre os nortes inspiradores dos projetos tipográficos do CT estão a estética vernacular e o experimentalismo gráfico, que são percebidos na produção de fontes que fazem referência a tipografias populares ou nos dingbats [fontes iconográficas] que transitam pelo nonsense e temáticas que refletem a cultura brasileira.

Atualmente a proposta do grupo é abarcar não só designers de tipos como quaisquer pesquisadores ou profissionais de áreas afins, como a fotografia e o cinema, que encontrem na tipografia uma fonte de inspiração para o seu dia-a-dia. Além de uma fonthouse, pretendemos tornar o projeto um espaço colaborativo onde todas as pessoas que estudam ou produzem fontes possam se encontrar através do nosso site [www.crimestipograficos.com].

Colaboradores da Mostra
Fátima Finizola [Recife, PE]
Damião Santana [Recife, PE]
Breno Carvalho [Recife, PE]
João Paulo Angelim [Olinda, PE]
Bernardo Lapenda [Recife, PE]
Pedro Moura [Niterói, RJ]
Vinícius Guimarães [Niterói, RJ]
Juliano Augusto [Belo Horizonte, MG]
Fernando PJ [Salvador, BA]
Marcelo Magalhães [São Paulo, SP]

onde fica
SESC Pompeia Rua Clélia, 93 | Pompéia
São Paulo - SP | CEP 05042-000
Fone: 11 3871-7700
Fax: 11 3865-0324
e-mail: email@pompeia.sescsp.org.br
...............................................................................
25/09 a 29/11/2009
Terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h.
quando ir
25/9/2009 a 29/11/2009
quanto custa
Free | Livre para todos os públicos
website
www.crimestipograficos.com
contato
ct@crimestipograficos.com

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Viktor Chagas
 

Opa, Damião,
Bom vê-lo de volta a estas paragens!
Fui conferir as fontes dos Crimes Tipográficos e achei todas muito boas! Daí lembrei também dessa sugestão do Hermano num comentário de um artigo antigo teu... Seria bacana mesmo termos mais notícias sobre a tipografia brasileira por aqui!

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 19/9/2009 12:10
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados