Crônicas de Uma Batalha Extinta - Documentário

28/9 · Blumenau, SC
FGML - Divulgação / Todos os direitos reservados.
Após a exibição dos documentários, inicia o diálogo sobre a história da cidade.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
21/9/2007 · 79 · 0
 

Resgatar a história local é o principal objetivo da Fundação Genésio Miranda Lins – FGML. Este órgão tem a característica de superintendência do município de Itajaí e aí está: promove o resgate histórico, o contato com os resultados dessas pesquisas e o diálogo entre gerações, grupos de estudantes e pesquisadores com o objetivo de esclarecer fatos e nomes da história itajaiense.

Sob a direção da FGML estão o Centro de Documentação e Memória Histórica, o Museu Histórico de Itajaí, o Museu da Gente do Vale e o Departamento de Patrimônio Cultural. Cada uma dessas sub-instituições garante a sua programação cultural, que visa a valorização do patrimônio cultural material e imaterial do município. Belíssimo!

Uma das iniciativas é o Programa Papo Sério, que traz esse resgate histórico no formato curta-metragem. Os filmes, produzidos por produtoras de vídeo via Lei Municipal de Incentivo à Cultura, são exibidos a alunos de escolas que integram o projeto. Além da exibição, o Programa Papo Aberto promove o diálogo entre produtores e espectadores, além de garantir a participação da comunidade no resgate de histórias, fatos e acontecimentos.

No dia 28 de setembro será exibido o curta Crônicas de Uma Batalha Extinta. O documentário, dirigido pelos jornalistas Flávio Roberto e Diego Lara, conta a história de dois times rivais do futebol itajaiense - o Marcílio Dias e o Almirante Barroso - na década de 1960, período em que essa rivalidade alcançou seu auge. Times rivais, como são hoje Grêmio e Inter, Atlético e Cruzeiro e por aí vai, o Barroso e o Marcílio dividiam a cidade, mas um não poderia viver sem o outro.

O documentário entrevista ex-jogadores, ex-torcedores e sobreviventes desse que foi um dos maiores duelos do futebol catarinense. O Marcílio ainda vive. Já o Almirante Barroso foi extinto. E é através das falas de pessoas que viveram a divisão de Itajaí em dois pólos distantes e da encenação de duas crianças – amigos, de times diferentes – é que se tem contato com as tais crônicas de uma batalha extinta.

O resgate histórico promovido pela Fundação Genésio Miranda Lins, que toma corpo com a TAC Produções (uma produtora privada que se especializou em documentários do gênero, cujos filmes são produzidos com incentivo do município), vai além das reminiscências: há muito pouco material sobre o esporte catarinense, por exemplo. E em se tratando de história do município, Itajaí transpõe diversas barreiras para trazer a tona sua própria história. As gerações mais novas agradecem. Afinal, conhecer fatos e pessoas da terra onde se vive é primordial para continuar a se fazer a história daquele lugar.

E a história continua.

Assista aqui ao trailer de Crônicas de Uma Batalha Extinta!

onde fica
Museu Histórico de Itajaí
Rua Hercílio Luz, 233 – Centro.
quando ir
28/9/2007, às 14:00h
quanto custa
Entrada Franca.
website
http://fgml.itajai.sc.gov.br/
contato
Museu Histórico de Itajaí: 47 3348-1335

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados