Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Cruz e Sousa, o negro Emparedado

de 20/11 a 21/11 · Blumenau, SC
Imagem Pública
Porque todo poeta (como todo canto) é negro.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
12/11/2007 · 75 · 3
 

Cruz e Sousa é a cara do Brasil. Definitivamente, o poeta catarinense conseguiu definir o seu deslocamento no mundo na obra Emparedado, que por sinal é tido como um de seus melhores textos.

Negro, e discriminado pelos brancos por sê-lo; leitor e escritor, e discriminado pelos negros por estes tão dois caros motivos. Cruz e Sousa, o poeta, agora é apresentado em peça teatral, onde se discorre a respeito dos conflitos do poeta simbolista e onde se propõe uma discussão: de que forma se debate o racismo no Brasil de hoje?

Além da discriminação racial, Emparedado procura expor o conflito do poeta também com seus contemporâneos, artistas e críticos de arte, que não reconheciam sua escrita como dignamente literária.Ora: qual conflito surge de uma tripla discriminação, quando um negro resolve soltar a sua voz e suas dores (de negro discriminado) em pleno século XIX?

Por este e por outros motivos que assistir a Emparedado torna-se tão importante. No entanto, outro motivo aparente dá força a essa peça e sua realização: o fato de ser uma peça contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura de Joinville. Os ingressos disponíveis para os dois dias de espetáculo são gratuitos, o que possibilita ainda mais o acesso da população à apreciação e ao debate promovido pelo texto do poeta catarinense.

Em tempos de discussão sobre cotas para negros nas universidades e em tempos de mapas de desigualdade social, o que se pode crer é que a discussão de idéias é o melhor caminho para se chegar a uma conclusão plausível sobre temas tão caros à cultura brasileira. Carolina Liza Schultz e Pedro Bom, os proponentes do espetáculo à Fundação Cultural de Joinville, fazem parte da discussão de forma corajosa: colocam às vistas um personagem da história brasileira que sofreu, talvez como poucos, a dor de ser discriminado por todos os lados. E sua cor em muito influenciou as penas que sofreu.

onde fica
Galpão de Teatro da Cidadela Cultural Antartica
Rua XV de Novembro, 1383 - Centro
Joinville, SC
quando ir
20/11/2007 a 21/11/2007, às 20:00h
quanto custa
Os ingressos são gratuitos, mas tem de ser reservados.
website
www.joinvillecultural.com.br
contato
Nos telefones
47 3022 2451
47 9144 5323
Com Carol.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
TUKA VILLA LOBOS
 

Sucesso!!!
Bjusss
Tuka

TUKA VILLA LOBOS · Brasília, DF 9/11/2007 13:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
textos urbanos
 

Oi, Marcelo!!! Oi, pessoal! As apresentações de "Emparedado", em Joinville, nessa próxima semana, são nos dias 21 e 22, às 20h30, ok? No Galpão de Teatro da Cidadela Cultural Antárctica. Abração!



textos urbanos · Joinville, SC 15/11/2007 20:06
sua opinião: subir
TUKA VILLA LOBOS
 

Amo Cruz e souza!!! bjuss enormesss e votadissimo!
Tuka

TUKA VILLA LOBOS · Brasília, DF 16/11/2007 13:16
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados