Em 2005, o CESEP abriu nova modalidade de participação em cursos de educação popular. São os Cursos a Distância¸ via on-line, realizados em parceria com a Coordenação Central de Educação a Distância da PUC do Rio de Janeiro (CCEAD/PUC-RJ).
Atualmente estão disponíveis os seguintes cursos:
1. AGUA E CIDADANIA
2. ECOLOGIA: CUIDAR DA VIDA E DA INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO
3. JUVENTUDE: OUTRO MUNDO POSSÍVEL
4. ARTE E EDUCAÇÃO POPULAR
Os cursos On-Line têm como destinatários/as pessoas que atuam nas comunidades, pastorais, movimentos populares, área social, cultural, educacional e política, que desejam continuar sua capacitação, fortalecendo seu compromisso com a educação popular, o movimento ecumênico e a partilha organizada. Os cursos On-Line colocam à disposição dos seus participantes textos e materiais trabalhados nos últimos Cursos de Verão presenciais promovidos pelo CESEP.Os cursos visam atender, sobretudo, pessoas que por razões específicas não podem se afastar da família e do local de trabalho por período prolongado ou que encontram dificuldades para custear despesas com deslocamento e estadia.
Atenção para o calendário de 2009:
Arte e Educação Popular - 16/02 a 13/04 -
Juventude - 16/03 a 08/06
Ecologia - 15/04 a 08/07
Água e Cidadania - 10/06 a 02/09
Arte e Educação Popular - 10/07 a 04/09
Juventude - 07/09 a 30/11
Vagas: 30
Adquira o video com palestras e momentos celebrativos do Curso de Verão 2008, aqui
Adquira os livros com o texto das palestras dos cursos de verão aqui.
Muito arretado, gostei do evento e tbm me interessei.
Abraços
Muito interessante.
A EAD é sempre um acesso a democratização do conhecimento.
Com Carinho,
Sander
Estou anotando, melhor está anotado, vou ver.
abraço
andre
Amigo Zezito, é muito legal, e obrigado por me informar...
abraços
Grande Poeta. Maravilha de acontecimento. Nossa gente é criativa e merece atenção, respeito e oportunidades. Sucessos!!!
Abraços . jbconrado.
Zezito de Oliveira · Aracaju (SE)
Curso Arte e Educação Popular On-Line ( Para Educadores Populares e Culturais), São Paulo, SP · 15/2 a 29/11
Cursos Admiráveis para formar o pessoal para realizar coisas incríveis em prol de um Mundo melhor.
Essas Turmas abencoadas que fazemestes Cursos, onde estiverem elas somam e fazem a vida de todo valerem a pena.
Parabéns pela Divulgacáo.
parabéns pelos Cursos.
Todo mundo que puder participar vamos participar com amor e botar para quebras com carinho e cidadania. Estamos reconstruindo esta nacáo.
maior orgulho de voces.
Abracáo Amigo
Anderson, Sander, Wancisco, Andre, Pedro, Ayruman, e Azuir,
Se gostarem da proposta passe adiante e se fizerem o curso, escreva sobre o que significou para vocês. No meu caso, fiz o curso presencial arte e educação popular e me inscreverei para o de juventude on-line.
O DVD sobre o tema juventude está bem interessante. Sobre o DVD arte e educação popular, espero que o lançamento não demore.
Abrs,
Que beleza,Zezito!
Uma excelente oportunidade!!Vou repassar para meus colegas!!!!
Parabéns pela divulgação de um curso tão importante!
Beijos bluecarinhosos
Blue
Iniciativas que visem dotar as pessoas de meios para agir de forma mais crítica na sociedade sempre devem ser apoiadas.
Com certeza apoio. E voto!
Parabéns pela divulgação.
Blue e Vinicius,
Grato pela visita e incentivo.
Para quem tem interesse no estudo da temática juventude, repasso o seguinte comunicado.
Abrs,
Hoje (quinta-feira, 05 de março de 2009), após a mesa JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA (Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH/UFPE, às 16:00 h) durante a Semana Manoel Mattos de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, haverá o lançamento do livro MOVIMENTOS JUVENIS NA CONTEMPORANEIDADE, que organizei com os Professores Michel Zaidan Filho e Luís Antônio Groppo. Também estará à venda outros dois livros do nosso Projeto: JUVENTUDE E MOVIMENTO ESTUDANTIL: ONTEM E HOJE e MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO E A EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Por fim, divulgo as imagens das coletas de depoimentos dos dois últimos depoimentos que realizamos:
- Com Abelardo da Hora
http://sejarealistapecaoimpossivel.blogspot.com/2009/03/otavio-em-entrevista-com-abelardo-da.html
- Com Marcelo Santa Cruz
http://sejarealistapecaoimpossivel.blogspot.com/2009/03/entrevista-de-otavio-luiz-machado-com.html
Apresentação
Com muita alegria que tenho a oportunidade de apresentar este livro MOVIMENTOS JUVENIS NA CONTEMPORANEIDADE, publicação que é coordenada pelos professores Luis Antonio Groppo, Michel Zaidan Filho e Otavio Luiz Machado. Uma publicação que pode ser reconhecida como histórica, pois nos aproxima de análises e narrativas de relevante teor acadêmico e prático, e por outro lado, de grande atualidade, pois reflete a diversidade recente de atuações e das lutas dos movimentos juvenis na contemporaneidade.
Os capítulos do livro percorrem um longo trajeto que aborda a herança de 1968, a luta pela afirmação dos jovens; trazem ainda os caras-pintadas, a organização estudantil na década de 1990 e suas diversas formas de atuação, a questão de gênero e da diversidade sexual no movimento estudantil, reflexões sobre o movimento estudantil e as cotas na Universidade de Pernambuco, e finalmente recentes análises sobre o movimento Passe Livre e de ações coletivas juvenis na atualidade.
Além dos ricos relatos e reflexões, muito bem expressados nos capítulos, a publicação explicita o reconhecimento da luta de gerações e como estas lutas vêm mudando e se diversificando na contemporaneidade em uma multiplicidade de atuações e, conseqüentemente, de distintos atores juvenis.
Não podemos pensar no desenvolvimento de uma justiça social plena ou em inserção internacional autônoma sem a nitidez de que o investimento com qualidade na juventude deverá ser condição mínima para a construção de nosso projeto de País. Não se pode pensar em coesão social, sem construir o capital social do século XXI por meio do envolvimento efetivo e do empoderamento dos setores juvenis organizados no combate às desigualdades. Sendo mais afirmativo: pensar em soluções para o Estado de Pernambuco e para o Brasil sem priorizar a juventude como elemento chave das novas estratégias de desenvolvimento econômico e social representa claramente um equívoco de análise de nossa conjuntura.
MOVIMENTOS JUVENIS NA CONTEMPORANEIDADE consegue apresentar esta relevância e a importância da condição e da atuação juvenil para a sociedade, em toda sua diversidade, e nos faz refletir sobre as novas necessidades para fortalecer a atuação e a organização destes movimentos cidadãos, suas mudanças de pautas e suas diferentes formas de atuação. Uma leitura indispensável para quem trabalha com a difícil missão de promover e garantir os direitos da juventude em nosso País.
Pedro José Mendes Filho
Secretário de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco
O autor da informação acima é o Professor Otávio Luiz Machado
Coordenador de Atividades do PROENGE/UFPE
PROENGE – ESTUDOS SOBRE JUVENTUDES E MOVIMENTOS JUVENIS
Campus Universitário da UFPE, CFCH/PPGCP – Núcleo de Estudos de Democracia, 14º andar, Recife-PE
estamos à caminho, meu amigo !...
é por ai que se começa...e se termina !
abraço
me perdoa a demora, ando um pouco desencantada de tudo.
vc merece todo o meu carinho e respeito uma boa divulgação meu amigo.
Um beijo em seu coração.
Joe,
Valeu pelo caminho que estamos trilhando e como tudo, há começo e fim e depois (re)começo com fim e assim a vida vêm em ondas, num indo e vindo infinito como disse o Lulu Santos, importante não esquecer disso.
Clara -
O curso de verão é um bom espaço para o re(encantar) que precisamos. Faço um convite para bailar, ajuda também. Procure um grupo de danças ciculares aí no Rio.
No mais,gostaria de poder abraca-la com força e te dizer
"Levanta (sempre), sacode a poeira e dê a volta por cima."
Grande Abraço!
Olá Zezito!
Saudadesssssssssssssssssssss .................
M
A
R
A
V
I
L
H
O
S
O
Sempre há tempo de conhecer ...
Beijos_Meus*
*
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!