O Laboratório de Novas Tecnologias oferece cursos sobre o impacto da tecnologia em diversas esferas sociais, incluindo o marketing, a comunicação, a criação artística e os novos modelos de negócio online (da cauda longa ao Creative Commons).
O Laboratório é uma associação do Pólo de Pensamento Contemporâneo - POP com professores do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV , que coordena projetos como o Creative Commons, Cultura Livre, Open Business e A2K - Direito de Acesso.
A equipe coordenada pelo professor Ronaldo Lemos aborda nos cursos do Laboratório temas como: direitos autorais, web 2.0, marketing na internet, convergência das mídias, economia virtual, produção colaborativa, e-commerce e TV digital.
Cada módulo do Laboratório tem 10 horas de duração. Para mais informações sobre cursos e professores, acesse os links abaixo. Vagas limitadas.
Módulo 1
Cultura, produção colaborativa e modelos de negócio na web
Ronaldo Lemos, Luiz Fernando Marrey Moncau, Bruno Magrani e Carlos Affonso Pereira de Souza
04, 06, 11 e 13 de novembro
19h às 21h30
Este módulo do Laboratório de Novas Tecnologias enfocará a propriedade intelectual como base das questões envolvendo novas mídias. Novas formas de interação e produção cultural, no centro e nas periferias globais. Modelos de negócio da web: cauda longa, crowdsourcing, distribuição pela internet. A "economia do grátis". Concorrência desleal, marketing viral e de guerrilha, limites e regulamentação do spam, impacto da web 2.0 sobre o marketing e estudo de casos.
Módulo 2
Criação intelectual e o ambiente digital
Ronaldo Lemos, Sérgio Vieira Branco Júnior, Pedro Paranaguá e Carlos Affonso Pereira de Souza
18, 19, 25 e 27 de novembro
19h às 21h30
Como proteger as criações intelectuais em tempos de tecnologia digital? Idéias podem ser protegidas? Como agir em caso de infração de seus direitos? Este módulo do Laboratório de Novas Tecnologias discutirá temas como: direitos autorais, registro de obras na Biblioteca Nacional, nomes de domínio, marcas e patentes. Será abordada também a proteção de idéias, o uso de acordos de confidencialidade, segredos de negócio e direitos de privacidade, além de medidas judiciais para coibição de infrações e repercussões criminais da infração de direitos.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!