Curta TV mostra o cinema de Fernando Sabino

16/10 · Rio de Janeiro, RJ
Dirigido por Sabino, Veredas de Minas faz um passeio pela obra de Guimarães Rosa
1
Projeto Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
14/10/2011 · 0 · 0
 

O Curta TV deste domingo, 16, traz uma curiosidade: além de renomado cronista, Fernando Sabino também dirigiu mais de dez curtas-metragens. O programa vai exibir cenas de Veredas de Minas, um passeio pela obra de Guimarães Rosa que Sabino dirigiu em parceria com o também mineiro David Neves. A dupla foi responsável por trazer às telas, em seus curtas, retratos de grandes escritores brasileiros, reunidos na série Encontro Marcado. Trata-se de produções memoráveis como O Habitante de Pasárgada, que fala da obra do genial Manuel Bandeira. Alguns desses filmes estarão disponíveis no site do Curta TV.

Neste programa especial sobre cinema e literatura, serão exibidos também trechos do filme À João Guimarães Rosa, de Roberto Santos, considerado um clássico do Cinema Novo. E ainda: Eu Carrego o Sertão Dentro de Mim, de Geraldo Sarno, Famigerado, de Aluisio Salles Junior, João Rosa, de Helvécio Ratton, Quadrinho de Estória, de João Vargas e Cao Guimarães, Livro de Manuelzão, e Urucuia, de Angelica Del Nery.

Mas além dos clássicos da nossa literatura, escritores modernos também viraram tema e fonte para roteiros de curtas, como mostra esta edição do Curta TV. Clarice Lispector foi mais de uma vez adaptada para o cinema. Sua obra profunda com toques geniais de simbolismo gerou filmes delicados e algumas vezes surrealistas como Clandestina Felicidade, do diretor pernambucano Marcelo Gomes, que fez um apanhado de vários contos do livro Felicidade Clandestina. Já a diretora Nicole Algranti, sobrinha da escritora, adaptou o conto o Ovo e a Galinha, do livro Laços de Família, no curta O Ovo.

E não é só através das adaptações que a nossa literatura é tema dos filmes. O programa vai mostrar que os livros em si e a paixão pelas palavras também viraram roteiros. Dedicatórias perdidas no tempo, o universo das bibliotecas e a paixão de um homem simples pelos livros são a base para os curtas Dedicatórias, de Eduardo Vaisman, A vingança da bibliotecária, de Santiago Dellape, e do documentário Homem Livro, de Anna Azevedo. No filme, a diretora retrata com poesia a paixão de um colecionador que reúne em sua pequena casa 42 mil livros, tudo movido pela paixão pelas palavras.

No último bloco, ainda tem exibição do curta Cada um Com Seu Cada Qual, de Flávia Castro. O filme, que tem a participação do cantor Lenine, conta de forma poética como uma câmera muda o olhar de uma criança sobre o mundo.

O Curta TV vai ao ar domingo, às 22h30, na TV Brasil.

onde fica
TV Brasil
quando ir
16/10/2011, às 22:30h
website
http://www.curtatv.tv.br/

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados