Das Cores do Mundo - Fernando Pauler - Curitiba/PR

de 28/10 a 16/12 · Curitiba, PR
Fernando Pauler
Seis cores para memorizar II - 2011 - 100x100 cm - Acrílica sobre painel
1
Fernando Pauler · Balneário Camboriú, SC
3/11/2011 · 0 · 0
 

VITA Batel apresenta exposição “Das cores do mundo” do artista plástico Fernando Pauler.

Obras de Fernando Pauler traçam retrato abstrato do universo infantil

O Hospital VITA Batel recebe, de 28 de outubro a 16 de dezembro, a exposição “Das cores do mundo”. As quinze obras do artista plástico Fernando Pauler podem ser vistas no Espaço VITA Cultural, das 8h às 18h. A entrada para conferir a mostra é gratuita.

Para produzir os paineis, Pauler fez uso de cores básicas e vibrantes, como vermelho,azul e amarelo que remetem a brinquedos e à infância. “Trabalho com a memória de forma abstrata, mas que vai ao figurativo de forma lúdica”, explica. A exposição, composta por telas pintadas com tinta acrílica, já passou por Porto Alegre em julho deste ano.


Sobre o artista
Gaúcho, Fernando Pauler se formou em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Atuou como diretor de arte em agências de publicidade durante 15 anos, de 1989 a 2005. Hoje, artista autônomo, dedica-se ao design gráfico e às artes plásticas no litoral centro-norte de Santa Catarina, onde vive.

Pauler trabalha com técnicas artísticas variadas, incluindo pintura, escultura e gravura.O artista possui no curriculo diversas exposições coletivas e individuais, desde 2002, tendo sido premiado em quatro delas. Ano passado, por exemplo, recebeu o prêmio de primeiro lugar no Salão de Arte da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, realizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande Sul.


Serviço
Exposição “Das cores do mundo”
Quando: de 28 de outubro a 16 de dezembro, das 8h às 18h
Onde: Espaço Cultural VITA - Hospital VITA Batel
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR
Entrada franca


Mostra “Das Cores do Mundo”
do artista plástico Fernando Pauler




Os caminhos de Fernando Pauler percorrem o jogo mnemônico das vivências infantis.

Na mostra “Das Cores do Mundo”, a busca do passado vem com a vivência alegre do menino que ama as cores vibrantes, e que brinca com elas de um jeito especial. Aqui, o mais importante é a sequência de fatos do cotidiano que o artista deseja lembrar. São as emoções fortes marcadas pelas linhas sutis da memória, porém, carregadas de mensagens subliminares.

Na medida em que busca elementos estruturais, traz o imaginário fantástico através das formas simbólicas, desejando dar um salto para o abstracionismo.

No labirinto de formas e cores, a curiosidade e o encantamento viajam pela obra do artista. O mistério dos frios azuis contrasta com o caleidoscópio das telas multicoloridas. Porém, conservando a harmonia da proposta original, Fernando viaja pelo mundo da fantasia e abre para o expectador uma sensação de prazer, leveza e ingenuidade.

Extremamente observador e crítico, Pauler acredita que cor é emoção e que somente ela pode traduzir sua história. Mas a força das suas cores faz com que o expectador seja transportado para um mundo de vermelhos, amarelos, roxos, verdes e alaranjados para encharcar os pés na umidade e ficar todo colorido como uma criança que brinca com o arco-íris.

A cor lhe dá asas. E é assim que Fernando Pauler vai do figurativo para o gestual como num passe de mágica. Ambivalente? Contraditório? Nem tanto! Melhor dizer “fazedor de arte”.




Iara Venier (Artista Plástica e Psicóloga)




onde fica
Espaço Cultural VITA - Hospital VITA Batel - Curitiba/PR
quando ir
28/10/2011 a 16/12/2011
quanto custa
Entrada gratuita
website
www.flickr.com/photos/fernandopauler
contato
47 8428 7513

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados