Debate Laranjada - A vingança é a melhor solução?

de 20/4 a 23/4 · Rio de Janeiro, RJ
1
MC Laranjada · Rio de Janeiro, RJ
22/4/2007 · 64 · 0
 

O Código Laranja realizará um debate virtual no Laranjada, seu programa de mensagem instantânea.

O assunto em questão é :

A vingança é a melhor solução?

Vivemos uma época em que a busca por vingança está em alta. O dicionário Houais define a palavra “vingança” como: ato lesivo, praticado em nome próprio ou alheio, por alguém que foi real ou presumidamente ofendido ou lesado, em represália contra aquele que é ou seria o causador desse dano; desforra, vindita.

No caso dos tiros na Universidade da Virgina de Tecnologia, lá estava a vingança presente. Um jovem perturbado mentalmente se sentia acuado pelo seu fracasso com as mulheres (duas delas fizeram queixas contra ele), sua inveja do sucesso financeiro de seus colegas e seus pais, e decidiu matar aqueles que culpava por tal.

Resumindo a muito grosso modo, o mesmo acontece com os homens-bomba pelo mundo. Aliado à uma questão religiosa, eles buscam uma vingança contra os países que teoricamente são os responsáveis pelo seu atraso econômico.

Na América Latina os presidentes são eleitos como se o povo desse uma resposta ao imperialismo americano. O povo não percebe que é mais fácil enriquecer quando se possui contatos ricos e bem sucedidos do que quando se mantém relacionamento com países pobres, que possuem pouco a oferecer.

Muitos ficam felizes com a possibilidade de ditaduras regidas por megalomaníacos, criarem armas nucleares para atacarem os EUA, sem pensar que alguém que tenta explodir a maior potência bélica, pode facilmente, explodir qualquer outro país.

A vingança dá um gosto de prazer, mas será que ela também não cega?

Geralmente quem busca essa desforra está buscando algum tipo de justiça. Não é incomum encontrar pessoas vingativas se compararem a Jesus, Maomé, etc, se colocando como mártires que trarão o bem e inspirarão outros a fazerem o mesmo.

Qual a diferença entre vingança e justiça? Como não deixar que a vingança cegue as suas decisões? Quando a vingança é justa? Prejudicar outras pessoas em represália quando elas não fizeram nada diretamente contra você é justo e pode ser considerado vingança? Como identificar se o responsável pelo fracasso é uma pessoa/grupo ou a sua própria incapacidade?

Essas outras questões serão debatidas no Laranjada nessa sexta-feira, dia 20/04/2007, às 15:00 e ficará aberto durante todo o final de semana. Os colaboradores do Código Laranja participarão e todos os membros do Laranjada estão convidados.

Para participar deste debate basta estar cadastrado no Laranjada (http://www.codigolaranja.com.br/), entrar no blog messenger e você receberá automaticamente um convite para o debate. Para retornar a sala, basta clicar em ‘selecionar‘ e pesquisar a sala ‘A vingança é a melhor solução?’.

Contamos com a sua participação!


Matérias relacionadas:

Leia a carta do autor do massacre:
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/04/18/295420172.asp

onde fica
www.codigolaranja.com.br
quando ir
20/4/2007 a 23/4/2007, às 15:00h
quanto custa
Gratuito
website
www.codigolaranja.com.br
contato
comunique@embria.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados