Debate sobre Carlota Joaquina

17/9 · Rio de Janeiro, RJ
1
Projeto Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
10/9/2013 · 0 · 0
 

As conspirações na corte portuguesa, as tentativas de tomada de poder e a personalidade controversa de Carlota Joaquina serão alguns dos assuntos discutidos no Biblioteca Fazendo História de setembro. O debate acontece na terça, dia 17, às 16h, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. O pesquisador da Revista de História da Biblioteca Nacional Marcello Scarrone será o mediador do encontro que reúne o historiador e professor da UFF, Fábio Ferreira, e a historiadora e professora da UFRJ, Francisca Lúcia Nogueira de Azevedo.

Tema da capa de setembro da Revista de História da Biblioteca Nacional, Carlota Joaquina foi uma mulher à frente do seu tempo, geniosa, muito inteligente e cheia de artimanhas, mas também mãe zelosa e capaz de gestos de solidariedade e generosidade. “Incompatível com os papéis femininos de seu tempo e representante de uma tradição política em vias de extinção, Carlota Joaquina tornou-se duplamente sujeita a estereótipos. A personagem é mais complexa e interessante do que a lenda”, afirma Francisca.

O debate vai falar também sobre a tentativa de Carlota Joaquina de governar o reino espanhol a partir de Buenos Aires quando Napoleão invadiu seu país. Refugiada no Brasil com a corte portuguesa, Carlota foi o único membro da família real espanhola que escapou à prisão. Seu plano, no entanto, foi frustrado por outros interesses políticos.

onde fica
Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro
quando ir
17/9/2013, às 16:00h
quanto custa
Entrada franca

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados