Debate traz um novo olhar sobre o Renascimento

19/11 · Rio de Janeiro, RJ
1
Projeto Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
18/11/2013 · 1 · 0
 

Para além das artes e da literatura, o Renascimento mudou o cotidiano das pessoas e começou a moldar as raízes do homem contemporâneo. Para entender melhor esse fenômeno, a Revista de História da Biblioteca Nacional promove debate com os professores e historiadores Silvia Patuzzi (Universidade Federal Fluminense) e Angelo Faria de Assis (Universidade Federal de Viçosa) na terça, dia 19. O Biblioteca Fazendo História acontece às 15h30 no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, com mediação do pesquisador Marcello Scarrone.

A imprensa de Gutenberg, as inovações tecnológicas e o desenvolvimento da matemática são alguns dos acontecimentos do período no qual o homem tomou o lugar de Deus no centro das atenções e aprendeu a andar com os próprios pés. No entanto, a soberania da razão não impediu a renovação dos horrores humanos: guerras religiosas e pela formação de Estados, miséria e fome, armas de fogo mais potentes, violência e escravização. O debate vai abordar esses conflitos que contribuíram para a fabricação do homem moderno e trazer novos olhares sobre esse período tão importante da história mundial.

Quem não puder ir até o auditório da Biblioteca Nacional terá a possibilidade de acompanhar o debate ao vivo pelo Twitter da revista, http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br. Após o evento serão distribuídos aos alunos certificados de participação que valem como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.

Publicada pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional – SABIN -, a Revista de História da Biblioteca Nacional é vendida nas bancas de todo o país e tem 110 mil exemplares distribuídos mensalmente para todas as escolas públicas do Brasil. Há oito anos a Revista conta com o patrocínio da Petrobras, a maior empresa brasileira e maior patrocinadora da cultura nacional.

onde fica
Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional
quando ir
19/11/2013, às 15:30h
quanto custa
Gratuito

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados