Descobertas arqueológicas são expostas no Rio

de 10/11 a 30/12 · Rio de Janeiro, RJ
1
Mônica C P Loureiro · Rio de Janeiro, RJ
9/11/2010 · 1 · 0
 

Peças de Atapuerca, na Espanha, são exibidas no Rio

Município da província espanhola de Burgos, Atapuerca contém a maior coleção de fósseis humanos do mundo. São 4.500 exemplares já registrados pelos cientistas, o que equivale a 90% das descobertas euroasiáticas. Uma amostra dessa riqueza arqueológica está na exposição “Atapuerca: a aventura da evolução”, que o Instituto Cervantes de Botafogo apresenta de 10 de novembro a 30 de dezembro. Fósseis, fotos e estátuas vão compor a mostra itinerante que tem parceria com a Repsol e a Fundación Atapuerca.

Das cavernas de Atapuerca, já foram recolhidos e catalogados restos dos primeiros habitantes da Península Ibérica - o Homo antecessor (800 mil anos) – e também do Homo heidelbergensis, habitante há 400 mil anos, e do nosso conhecido Homo Sapiens, que chegou àquelas terras há 6 mil anos.

A exposição, que já percorreu mais de 20 cidades pelo mundo, é organizada pelo professor Juan Luis Arsuaga, tem a participação de investigadores de Atapuerca e do Centro Misto UCM-ISCIII de Evolução e Comportamento Humano e foi realizada em colaboração com Madrid Scientific Films e Incult - Iniciativas Culturais.

Sala de exposições

Desde a abertura da nova sede de Botafogo em junho, o Instituto Cervantes vem apresentando exposições de grande sucesso de público. A primeira foi “México: Juan Rulfo, fotógrafo”, que reuniu fotos do renomado escritor mexicano. Depois, “Madrid 100% Arquitetura” exibiu fotos e projetos de grandes obras arquitetônicas em várias cidades do mundo. Recentemente, foram expostas fotos do espanhol Fernando Manso em “Madrid, região inédita”.

ATAPUERCA: a aventura da evolução - Instituto Cervantes de Botafogo/ Sala de Exposições (Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo - 3554-5910). De 10 de novembro a 30 de dezembro de 2010. De 2ª a 6ª, das 11h às 20h. Sábado, das 11h às 14h. Entrada franca. Classificação livre.

onde fica
Instituto Cervantes de Botafogo/ Sala de Exposições (Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo - 3554-5910).
quando ir
10/11/2010 a 30/12/2010
quanto custa
Entrada franca

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados