O Centro Cultural BANCO DO BRASIL apresenta:
DIA DE LUZ, FESTA DE SOL!
Roberto Menescal e a Bossa Nova
O compositor completa 80 anos e recebe homenagens de amigos e admiradores em shows nos CCBBs de BrasÃlia, São Paulo e Rio
Não foi à toa que a música O Barquinho virou sÃmbolo da Bossa Nova: as imagens de luz, paz e beleza representavam a tranquilidade daquela batida suave, a doçura e a sofisticação do movimento que ganhou o mundo. Completando 80 anos em 25 de outubro, o autor dessa canção, Roberto Menescal, segue sereno trabalhando pela música brasileira e recebe, em setembro, as merecidas homenagens dos amigos de todas as gerações.
Com curadoria de Giselle e Solange Kfuri, Menescal é o anfitrião de importantes nomes da música brasileira interpretando sucessos da bossa clássica, instrumental, suas influências (jazz e samba) e da nova bossa com arranjos contemporâneos, em shows nos Centros Culturais Banco do Brasil de BrasÃlia (7 a 10 de setembro), São Paulo (21 a 24 de setembro) e Rio (19 a 21 de outubro).
Violonista, guitarrista, compositor de clássicos da MPB como Rio, Você e Bye, Bye Brasil, o capixaba começou cedo na música – embora formado em Arquitetura, foi deslizando nas seis cordas do violão que abriu uma janela – panorâmica - na música brasileira – bem sucedido como músico, compositor de mais de 400 canções, sozinho ou em parcerias históricas com Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Aldir Blanc, Chico Buarque, João Donato e tantos mais; professor de muitos outros músicos (entre os quais Marcos Valle) e diretor musical/artÃstico e descobridor de talentos da gravadora Polygram e de diversos selos. Menescal continua, incessantemente, aberto a ouvir, descobrir e ajudar a divulgar as novas gerações.
Formações em homenagem
Os shows de setembro e outubro apresentam sete formações – cerca de 130 arranjos novos, como ressalta o homenageado. Marcos Valle estará em BrasÃlia (com Cris Delanno e Fernanda Takai), BrasÃlia, São Paulo e Rio (com Fernanda Takai, do Pato Fu, que gravou um disco em homenagem a Nara Leão, uma das mais importantes figuras da trajetória pessoal e profissional de Menescal). Ainda em BrasÃlia, uma das noites traz as cantoras locais Cely Curado, Márcia Tauil, Nathalia Lima e Sandra Duailibe, que lançaram o disco Elas cantam Menescal (2012).
Ivan Lins e Leila Pinheiro, expoentes da geração pós-bossa, completam o timaço de craques e se apresentam em BrasÃlia e São Paulo. Somente em São Paulo, uma noite traz Simoninha e a apresentadora Sabrina Parlatore, atuando como cantora. Outra traz Leo Gandelman, Lula Galvão e Cris Delanno. A formação exclusiva do Rio tem Zélia Duncan, Danilo Caymmi e Wanda Sá em tributo ao mestre.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!