Dia Nacional do Patrimonio Histórico

17/8 · ,
wilkipedia
Portinari, Antonio Bento, M. de Andrade e Rodrigo Melo F. de Andrade, em 1936
1
Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI
6/8/2007 · 144 · 22
 

Dia Nacional do Patrimônio Histórico

"a educação popular é o meio mais eficaz de assegurar a defesa do patrimônio histórico e artístico nacional".
Rodrigo Melo Franco de Andrade

Em 17 de agosto de 1898 nascia em Belo Horizonte, Minas Gerais, o advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898/1969), criador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional– IPHAN, em 1937, e diretor da Instituição durante mais de 30 anos (1937/1968).

Durante as comemorações pelo centenário de seu nascimento, em 1998, o 17 de agosto foi instituído como o “Dia Nacional do Patrimônio Histórico”.

A efeméride, ainda muito pouco divulgada, é objeto de uma Campanha Pública para que seja efetivamente comemorada e a Fundação Nogueira Tapety – FNT, como não poderia deixar de ser, manifesta seu irrestrito apoio à Campanha e informa que procurará, por todos os meios, divulgá-la.

Aliás, é fato notório que a defesa do Patrimônio Histórico, e o trabalho de conscientização a este respeito, é tarefa diuturnamente levada a efeito pela FNT o que não nos impede de reconhecer a importância, utilidade e significado do dia 17 de agosto

Muita gente diz, e, em certo sentido, isto é verdade, que o Brasil é um país sem memória mas, quando se assiste a uma apresentação dos Congos de Oeiras, quando se avista, da Praça das Vitórias, a Matriz de Nossa Senhora da Vitória só para ficar aqui por perto, é inegável que estes ícones condensam uma enorme quantidade de memória oeirense.

Assim é em cada rincão de solo pátrio, todos eles com referências histórico-culturais importantes – A Fábrica de Laticínios em Campinas do Piauí, inesquecível exemplo – para as pessoas que com elas convivem. A comemoração do dia 17 de agosto se presta muito bem para que todos reflitamos sobre isto.

onde fica
"A data deve merecer toda a atenção, seja do Poder Público, seja da sociedade, assim como outras que são sempre lembradas, tais como: Dia do Índio, Dia da Abolição da Escravatura, Dia do Descobrimento, Dia da Proclamação da Independência, Dia da Padroeira do Brasil etc., mesmo porque todas essas datas comemorativas dizem respeito a fatos memoráveis da formação da sociedade brasileira. Logo, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico condensa em si todos esses marcos referenciais de nossa nação, os quais são celebrados exatamente porque integram a cultura do país, que vai sendo construída ao longo dos tempos e transmitida de geração em geração" (texto retirado de um panfleto da campanha pela divulgação do evento).
quando ir
17/8/2007

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Andre Pessego
 

Legal joca,
É verdade no interior, nem tão geral, mas certas datas, certos acontecimento, determinadas festividades são mais lembrandas, festejadas, "respeitadas", por um maior numero.
Nas grandes cidades, talvez pela "modernice", muita coisa é deixada, abandonada, desconsiderada, um abraço, andre

Andre Pessego · São Paulo, SP 5/8/2007 18:44
sua opinião: subir
Yasmine Lemos
 

massa Joca.Parabéns pela iniciativa do texto.
abçs

Yasmine Lemos · Natal, RN 5/8/2007 18:51
sua opinião: subir
Marcos André Carvalho Lins
 

muito boa lembrança!!!
belo texto!!
abraços,

Marcos André Carvalho Lins · Recife, PE 5/8/2007 21:00
sua opinião: subir
Ize
 

Oi Joca, sou parada no IPHAN. Mas não posso contar o motivo agora pq estou com muito sono.
Amanhã eu volto, e aproveito e já voto.
Bj

Ize · Rio de Janeiro, RJ 5/8/2007 23:24
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Queridos Amigos:
Para além do voto, gostaria de pedir a todos que divulguem a efeméride, pois trata-se de conscientizar todos da importância da preservação das fontes históricas de nossa memória. Não há interesses comerciais na data, o que dificulta a sua divulgação.

Por outro lado, esqueci-me, mais uma vez, de divulgar o website da FNT : www.fnt.org.br

beijos e abraços

do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 6/8/2007 06:27
sua opinião: subir
Saramar
 

Joca, parabéns pela divulgação. Eu mesma, nem sabia dessa efeméride. Vou divulgar entre meus amigos e tentar escrever sobre o assunto.
Obrigada mais uma vez por nos ensinar.

beijos

Saramar · Goiânia, GO 6/8/2007 06:53
sua opinião: subir
Ize
 

Já vim e já votei. Obrigada por sua visita.

Beijo

Ize · Rio de Janeiro, RJ 6/8/2007 07:06
sua opinião: subir
crispinga
 

Bela matérica, Joca!
BJOCA

crispinga · Nova Friburgo, RJ 6/8/2007 08:46
sua opinião: subir
Isabela ramos
 

Joca só você mesmo pra fazer as pessoas lembrarem de uma data tão importante como essa. Parabéns!
abração!

Isabela ramos · Teresina, PI 6/8/2007 10:15
sua opinião: subir
Noelio Mello
 

Querido amigo Joca.
Atrasado na votação informo que já consertei essa falha. Parabéns por essa lembrança. Iniciativas como essa sua fazem realmente que nossa memória esteja sempre viva lembrando datas tão importantes.
parabéns.
Abraços
Noélio Mello

Noelio Mello · Belém, PA 6/8/2007 11:23
sua opinião: subir
Noelio Mello
 

Joca
Volto para elogiar a foto. Documento que o danado do tempo é incampaz de fazer cair no esquecimento.
Abraços
Noélio

Noelio Mello · Belém, PA 6/8/2007 11:25
sua opinião: subir
Noelio Mello
 

JOca, volto de novo, para que deletes o erro de digitação: incapaz.
Noélio

Noelio Mello · Belém, PA 6/8/2007 11:27
sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

Meu caro Joca,

seus textos são sempre um convite à reflexão, seja pela oportunidade (como este), seja pelos temas sempre tão próximos às realidades regionais/universais.

Este, por exemplo, me inspirou inclusive uma idéia: por que não promover aqui no Overblog uma maratona de textos-homenagens ao IPHAN e à memória nacional durante o mês de agosto? Cada um pode escrever um texto sobre um monumento, um patrimônio histórico e cultural de sua cidade, em qualquer canto do Brasil. Embora não seja necessário, seria interessante até criar uma rubrica, tipo Memória, para caracterizar a homenagem.

De minha parte, comprometo-me desde já a escrever um texto sobre a Fábrica de Tecidos Confiança, uma antiga construção localizada aqui no bairro de Vila Isabe (RJ), onde vivo, hoje tombada e abrigando o supermercado Extra. A fábrica foi vetor do desenvolvimento do bairro e de seus entornos. E inspirou artistas, poetas e músicos, ao longo do tempo, entre os quais um jovem estudante de medicina chamado Noel Rosa, que compôs entre suas canções uma em homenagem a uma jovem namorada que, pensava ele, trabalhava na Confiança: a música chama-se Três Apitos, numa referência aos apitos da Fábrica Confiança. Mas, embora sua namorada trabalhasse numa fábrica, não era naquela, mas numa outra, de botões, que ficava próxima à Confiança. A música portanto nasceu de um equívoco, mas revelou-se com o tempo um de seus maiores acertos.

Então, Joca, o que você acha da idéia?

Abraços.

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 6/8/2007 15:33
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querido Nivaldo:
Sumpimpa! Excelente! Vc nãoi vai acreditar,mas eu tinha pensado mais ou menos por aí.Tem todo o meu apoio e disposição para ajudá-lo a formatar o projeto.
A gente pode se dirigir ao conselho e aos supervisores do site para tem um canal que notifique todos os habitués, e mesmo os nem tanto, do overmundo.
Eu até proporia que a participação tivesse um "bonus" de Karma como estímulo. Seria uma junção de um forum de discussão como um overblog com tema obrigatório: a memória histórico cultural de cada um. Estaremos pagando um tributo à memória da cultura brasileira.
Esta história que você começou a contar eu adorei, apesar de conhecer parte dela, ou, até, por isto mesmo.
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 6/8/2007 15:51
sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

Legal, Joca,
como você tem mais experiência nos trâmites do Overmundo, suponho, veja a melhor forma de fezermos isso. Qualquer coisa podemos conversar por e-mail: nivaldo.lemos@gmail.com ou aqui mesmo. Você é que sabe. Estou disponível diariamente, das 11h às 19h. Abração, amigo.

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 6/8/2007 16:17
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querido Nivaldo:
Como nada há de secreto ou impróprio, julgo que possamos fazê-lo aqui mesmo.E, desde já te desiludo: neste mês de agosto vai ser impossível fazer algo institucional em termos do overmundo,
A gente critica muito a burocracia, mas o exercício da democracia também demanda tempo.
Pensei em formular um novo tópico no Forum , para podermos aclarar melhor as idéias,
Vou lá no observatório criar o tópico e vc respnde na seqüência, ok? Assim a gente vai poder aquilatar o estado de ânimo do coletivo em relação à proposta. De minha parte entendo que esta é uma proposta genérica. Se não concordar com a minha formulação, diga lá mesmo.

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 6/8/2007 17:28
sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

Ok, Joca. Fico no aguardo.
Abraço.

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 6/8/2007 17:51
sua opinião: subir
BETHA
 

JOCA,
obrigada por mais esse convite para tão bela divulgação.
Abçs de Betha.

BETHA · Carnaíba, PE 6/8/2007 18:03
sua opinião: subir
Francinne Amarante
 

JOCA,

gostei muito do texto, bem lembrado.

puxa! mas bem que o IPHAN poderia olhar para Diamantina -MG. a Capela Nossa Senhora Da Luz, onde freqüentaram JK e outros grandes nomes que contribuíram para nossa história e crescimento cultural, está muito danificada e precisa urgente de uma reforma.
O antigo Arraial do Tijuco, como era conhecida as ladeiras de Diamantina, foi berço de grandes artistas brasileiros; e até os dias de hoje, a população tenta manter viva a tradição regional.
faço aqui um apelo aos dirigentes dessa instituição (IPHAN) para que contribuam para a reforma da Capela Da Luz, uma histórica obra-prima que está caindo aos pedaços por falta de verbas e apoio do Estado. um povo sem passado, não tem futuro! (como já disseram)

abraços e obrigada pelo convite

Francinne

Francinne Amarante · Brasília, DF 6/8/2007 19:45
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Agenor
 

Manter viva na lembrança de todos nós os fatos histórico-culturais que ajudaram a construir esta grande nação (com todos os seus grandes problemas) é extremamente importante.
Parabéns a vc Joca por estar nos lembrando disto...
Abraços

Agenor · Aquidauana, MS 8/8/2007 08:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ceiça Lima
 

Joca, que legal!!! Ah, tb amei a foto!
Tenho a impressão de que as pessoas só querem saber das datas comemorativas que se "revertem" em feriado, não se atendo ao significado delas!!!
Vou divulgar em meu blog, com certeza!!!
Um cheiro!

http://ceicinha.lima.zip.net/

Ceiça Lima · Aracaju, SE 8/8/2007 15:08
sua opinião: subir
Fê Pavanello
 

Excelente matéria, Joca!
Adorei!

Fê Pavanello · Brasília, DF 28/8/2007 19:30
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Praça das Vitórias e a igreja de N.Sa. Vitória zoom
Praça das Vitórias e a igreja de N.Sa. Vitória
Imagem de um pesadelo: a Igreja sumiu! zoom
Imagem de um pesadelo: a Igreja sumiu!

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados