DICIONÁRIO POLÍTICO RS - 1821/1937

19/8 · Porto Alegre, RS
convite
1
Simone L · Porto Alegre, RS
10/8/2010 · 0 · 0
 

No dia 19 de agosto, às 19h, na Livraria Nova Roma, acontece o lançamento e sessão de autógrafos do DICIONÁRIO POLÍTICO DO RIO GRANDE DO SUL, de autoria do historiador Sérgio da Costa Franco. Fruto de uma minuciosa investigação, este dicionário biográfico reúne mais de quinhentos verbetes, compreendendo políticos, pensadores, caudilhos, instituições peculiares, partidos de bandeiras, programas característicos e a imprensa alinhada com a política partidária no período de 1821 a 1937 no RS.

Com organização de Mário Rozano, a obra tem prefácio de Raphael Copstein e projeto gráfico de Alex Medeiros. O projeto recebeu patrocínio das empresas BRDE, Celulose Riograndense, Grupo CEEE, Marquardt Scherer, Randon e Sulgás, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

FEITOS E VULTOS históricos

A história política do Rio Grande do Sul encerra particularidades que a tornam singular entre a dos demais estados brasileiros. O Estado foi palco de três grandes insurreições, que duraram anos e exigiram efetiva intervenção dos poderes centrais.

A Revolução Farroupilha, que se arrastou por um decênio (1835-1845) e ensejou tentativa de emancipação do território através da República Rio-Grandense, não tem símile, pelos seus episódios bélicos e repercussões, entre qualquer das insurreições regionais do período da Regência e do Império.

A Revolução Federalista, de 1893 a 1895, só pôde ser vencida pela maciça participação do Exército Nacional, acarretou mortandade estimada em dez mil vítimas e teve lances de inaudita crueldade, que lhe trouxeram o epíteto de “revolução da degola”.

A rebelião de 1923, menos sangrenta, assim mesmo desenvolveu-se ao longo de dez meses e terminou por um pacto que envolveu significativa reforma da constituição estadual, com mediação ostensiva do Ministro da Guerra do presidente Artur Bernardes.

Tanto a província no período monárquico, quanto o estado federal, na fase republicana, deram ao país expressivas lideranças, com decisiva influência nas instituições nacionais. Basta lembrar Gaspar Silveira Martins sob o Império, Júlio de Castilhos, Pinheiro Machado, Borges de Medeiros, Luís Carlos Prestes e Getúlio Vargas, sob a República. Foram figuras marcantes, que extrapolaram a ação provincial para se projetarem nacionalmente.

Assim, o número de personalidades sul-rio-grandenses, que, pela sua ação política ou atividade militar, merecem pelo menos uma sintética biografia, começa a justificar a edição de um dicionário dos políticos, milicianos e caudilhos do Rio Grande do Sul. Também estrangeiros ou brasileiros de outros Estados foram objeto de verbetes, quando tiveram papel relevante na política local.

Além de verbetes sobre personalidades dando-se destaque aos que exerceram parcelas do poder, como deputados, senadores, chefes regionais, líderes militares, presidentes provinciais e governadores, dedicaram-se tópicos especiais às instituições, aos grupos partidários e aos jornais de marcada significação política.

A preocupação de evitar referências às pessoas vivas e partidos remanescentes de contendas próximas do tempo, levou a limitar a pesquisa ao período de 1821 a 1937, ou seja, do processo de independência nacional ao advento do Estado Novo.

DICIONÁRIO POLÍTICO DO RIO GRANDE DO SUL - 1821/1937
Autor: Sérgio da Costa Franco
Organizador: Mário Rozano
Editora: Suliani Letra & Vida
Formato: 20,5 cm x 25 cm
240 páginas, 2010
ISBN: 978-85-60776-65-8
Preço de capa: R$ 40,00


onde fica
Livraria Nova Roma - Rua General Câmara, 394
quando ir
19/8/2010, às 19:00h
quanto custa
entrada franca
contato
divulga@portoweb.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados