Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Documentário mostra ritual indígena

19/4 · Curitiba, PR
1
Adriane · Curitiba, PR
19/4/2006 · 20 · 0
 

Os hábitos e costumes da cultura indígena estão em destaque em Curitiba, na semana em que se celebra no Brasil o Dia do Índio. Além de uma exposição fotográfica que entra maio em cartaz (veja a agenda do Overmundo-PR), outro evento marca a data – este mais enxuto. Trata-se da exibição de alguns documentários produzido no Brasil sobre o tema.
Serão dois dias de exibição de três documentários, dois deles de criadores paranaenses e um do Mato Grosso.

Dia 19, às 19h30, será exibido Póstuma Creta (1980), que registra a comoção coletiva com a morte do cacique Ângelo Creta, da reserva Guarani de Mangueirinha, no Paraná.

Depois é a vez de assistir Índios Xetá da Serra dos Dourados, feito em 1954 por Vladimir Kozak e José Loureiro Fernandes. Este é um clássico do documentário antropológico, com imagens dos indígenas durante a colonização no noroeste do Paraná, na década de 50. O valor documental dessa produção é reconhecido mundo afora.

Dia 20, no mesmo horário, será mostrado Wapté Mnhõnõ, Iniciação do Jovem Xavante, documentário produzido em 1999 por Caimi Waiassé, Divino Tserewahú, Jorge Protodi e Winti Suyá, nas oficinas de capacitação do projeto Vídeo nas Aldeias. A convite de Divino, da aldeia Xavante Sangradouro, quatro Xavantes e um Suyá fizeram pela primeira vez um trabalho coletivo. Durante a captação de imagens do ritual, os índios explicam o que cada passo significa. O trabalho ganhou os Prêmio OCIC e Manuel Diegues da 6ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, no Rio de Janeiro e no X International Festival of Ethnographical Films, em Nuoro na Itália, além do boliviano Gran Premio Anaconda.

onde fica
Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1174).
quando ir
19/4/2006
quanto custa
Entrada franca.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados