Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Documentário sobre grupo Jaguaribe Carne em Salvador

de 16/8 a 17/8 · Salvador, BA
Fabia Fuzeti
Pedro Osmar em Lucena com o Mestre dos Cambindas Brilhantes e sua irmã
1
gasolina · São Paulo, SP
2/9/2007 · 81 · 1
 

Jaguaribe Carne: alimento da Guerrilha Cultural, primeiro documentário sobre o grupo paraibano Jaguaribe Carne será exibido dentro da programação da XXXIV Jornada de Cinema da Bahia. Serão duas exibições: 16 de setembro, às 16h, e dia 17, às 15h, na Biblioteca Central dos Barris. O trabalho foi produzido pela produtora paulistana Gasolina Filmes e dirigido pela dupla Fabia Fuzeti e Marcelo Garcia. O projeto é patrocinado pela PETROBRAS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e tem apoio da FUNJOPE – Fundação Cultural de João Pessoa.
O Jaguaribe Carne foi fundado pelos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, em 1974, em João Pessoa e tem enorme importância na Paraíba e em diversas cidades nordestinas. Passaram pelo grupo uma série de músicos, como Chico César, que se uniu a Pedro e Paulo assim que chegou em João Pessoa vindo de Catolé do Rocha. As composições de Pedro e Paulo também são conhecidas nas gravações de artistas como Lenine (Mote do Navio e Auto dos Congos) e Elba Ramalho (Nó Cego e Baile de Máscaras), entre outras.
O grupo Jaguaribe Carne sempre atuou com a fusão de linguagens (música, artes visuais, artes-gráficas, teatro, literatura e jornalismo) e com a pesquisa de sons da "World Music", fundindo-a com a vasta expressão e riqueza do folclore brasileiro e nordestino. Ritmos brasileiros como ciranda, coco, maracatu, caboclinho e boi, se misturam a influências da música do oriente, da África, das vanguardas européias e do modernismo brasileiro, do jazz, da música instrumental brasileira. Em 1983, o grupo lançou o álbum Jaguaribe Carne – Instrumental, projeto inovador que teve 1000 capas diferentes, produzidas por diversos artistas, amadores e profissionais, utilizando colagem, gravura, serigrafia, pintura, etc.
O documentário de 29 minutos fala da criação do grupo, seu trabalho musical de vanguarda e multimídia, o trabalho de guerrilha cultural realizado no bairro de Jaguaribe e na cidade de João Pessoa e como tudo isso hoje ecoa pelo Brasil e pelo mundo com a presença de Pedro Osmar em São Paulo e Paulo Ró na Alemanha.
As gravações aconteceram em João Pessoa, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, onde foram captadas entrevistas com participantes do grupo - como Chico César, Escurinho e Jorge Negão – além de amigos e diversos artistas influenciados pelo Jaguaribe Carne, como os músicos Lenine, Elba Ramalho, Babilak Bah, e o poeta Jomard Muniz de Britto, entre outros.
Marcelo Garcia e Pedro Osmar se conheceram em 2004 durante a caravana Rumos Itaú Cultural Música. Pedro Osmar foi palestrante em dez cidades e Marcelo estava documentando os encontros para a edição de um documentário. Durante as viagens os dois conversaram muito e nasceu o desejo de realizarem um trabalho juntos, fato que se concretizou em 2006 com a seleção do projeto pelo Programa Petrobras Cultural.

onde fica
XXXIV Jornada Internacional de Cinema da Bahia
16 de setembro 2007 - 16h
17 de setembro 2007 - 15h
Biblioteca Central dos Barris
Rua General Labatur, 27
Salvador - BA
www.jornadabahia.com
quando ir
16/8/2007 a 17/8/2007, às 15:00h
quanto custa
gratuito
website
site www.gasolinafilmes.com.br/jaguaribecarne
contato
gas@gasolinafilmes.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Edmundo Nascimento
 

Imperdível !

Edmundo Nascimento · João Pessoa, PB 3/9/2007 13:35
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Chico César na época em que fazia parte do Jaguaribe Carne, nos anos 70 zoom
Chico César na época em que fazia parte do Jaguaribe Carne, nos anos 70
Babilak Bah dá seu depoimento sobre a ponte que liga João Pessoa à Bayeux zoom
Babilak Bah dá seu depoimento sobre a ponte que liga João Pessoa à Bayeux
Lenine também fala sobre a importância do grupo e Pedro Osmar zoom
Lenine também fala sobre a importância do grupo e Pedro Osmar

vídeo

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados