É tempo de performance na III Bienal da EBA/UFRJ!

de 23/11 a 27/11 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
Peito de Aço - Monitoramento do Poder, de Ronald Duarte
1
Mônica Riani · Rio de Janeiro, RJ
23/11/2011 · 1 · 0
 

Dias 26 e 27 de novembro, a partir das 17h, como parte da programação da III Bienal da Escola de Belas Artes/UFRJ, uma mobilização promete agitar o entorno da Casa de Cultura Professor Almir Paredes, na Glória. Trata-se de uma maratona dedicada a performances com artistas do primeiro time das artes plásticas. Sob a curadoria de Ronald Duarte, estarão se apresentando Romano, Mary Fê, Claudio Cambra, Ao Leo e as duplas Pontogor e Abel Duarte, Jarbas Lopes e Cabelo. Mesclando arte, humor, provocação e pensamento, os trabalhos que serão apresentados já foram premiados Brasil afora e realizados também em mostras internacionais. Dia 27, arrematando a proposta, a curadora e crítica de arte Daniela Labra faz a palestra "Performance como prática artística dentro e fora do Museu".

“Acho interessante o tema desta III Bienal da EBA/UFRJ, ou seja, a COMTRADIÇÃO. É preciso repensar o lugar da arte hoje”, define Ronald Duarte, um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira. Ronald engrossa as fileiras da maratona de performances e vai mostrar sua "Peito de Aço – Monitoramento do Poder" – Prêmio Artes Plásticas da Secretaria de Estado de Cultura – em que cinco helicópteros de brinquedo, com mini-câmeras acopladas, registram tudo ao redor, voando até 200 metros de altura. As filmagens capturadas pelos helicópteros vão culminar com a realização de um documentário em 2012.

Intitulada "Me digo vai dade (desconcerto para bateria e burro sem rabo)", o trabalho de Cabelo e Jarbas Lopes quase não tem um planejamento prévio. “Contactaremos um burro sem rabo na região da Glória que transportará uma bateria com o baterista Jair tocando. Jarbas e eu acompanharemos o ‘cortejo’. O veículo transportará materiais e objetos que poderemos usar e outros que iremos recolhendo pelo trajeto. Estaremos abertos ao improviso”, adianta Cabelo, que mostrou um trabalho similar na mostra Paralela, no Liceu de Artes e Ofícios em São Paulo, em 2010.

onde fica
Casa de Cultura Professor Almir Paredes - Rua Benjamin Constant, 48 - Glória - RJ. Próximo à Estação Glória do Metrô.Tel. 21 3734-6961
quando ir
23/11/2011 a 27/11/2011, às 17:00h
quanto custa
Grátis
contato
monicariani@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados