Editora Cidade Viva lança Guia do Vale do Café

12/4 · Rio de Janeiro, RJ
Oito mil exemplares do guia cultural serão distribuídos na região
1
Projeto Paralelo · Rio de Janeiro, RJ
12/4/2013 · 0 · 0
 

Uma das regiões mais importantes do Brasil no século XIX, o Vale do Café, no sul-fluminense, é hoje uma potência em atrativos culturais e turísticos, com sua cultura popular, sua culinária, suas fazendas históricas, a natureza exuberante e personagens únicos. É o que mostra o Guia Cultural do Vale do Café, que está sendo lançado pela Editora Cidade Viva. Ao folhear suas páginas, o leitor embarcará em uma deliciosa viagem pela tradição e a história desta região que sustentou a riqueza nacional durante décadas.

Com uma tiragem de 8 mil exemplares, o Guia será distribuído gratuitamente nas secretarias de turismo da região, nas sedes dos atrativos mapeados, e pelo site da Editora Cidade Viva. Ele reúne 114 verbetes distribuídos por 168 páginas com textos e fotos, separados por regiões e categorias. A região 1 inclui Resende, Barra Mansa e Volta Redonda. Na região 2, estão os municípios de Barra do Piraí, Pinheiral, Piraí e Rio Claro. A região 3 agrupa o maior número de municípios, entre eles Vassouras, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Eng° Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes e Paraíba do Sul. Por fim, na região 4, os municípios de Valença e Rio das Flores.

Para cada região, o Guia lista as seguintes categorias: Espaços Culturais e Expressões Artísticas, Artesanato e Produtos Típicos, Fazendas Históricas e Hospedagem, Cafés, Bares e Restaurantes Temáticos, Personagens Cativantes, além de outros atrativos como Parques Naturais e Ambientais, Praças e Igrejas. No final, há ainda um calendário com as principais festas e eventos da região. “Os locais apresentados neste Guia têm um aroma especial. Não é um indicador apenas, mas um convite para uma relação amorosa de envolvimento com a história, a natureza, o artesanato, as comidas típicas, as festas e artes”, diz o organizador do livro, o gestor cultural Fernando Portella.

Descendente de uma das famílias pioneiras do Vale do Café, Aloyzio Clemente Breves Beiler é quem assina a curadoria do Guia. “Foram mais de 3 mil quilômetros percorridos. Do pequeno Centro Cultural que promove a música e o artesanato ao grande festival Vale do Café, encontramos uma miríade de atividades que valorizam a riqueza local e mostram que é possível produzir atividades culturais através do grande incentivo ou da sabedoria popular”, observa Aloysio Breves.

O projeto, apresentado pelo Ministério da Cultura, é uma realização da Editora Cidade Viva e tem patrocínio da TAESA, co-patrocínio da ISOLUX e do SEBRAE, além do apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Guia Cultural do Vale do Café
Editora: Cidade Viva (www.editoracidadeviva.com.br)
Páginas: 168
Preço: distribuição gratuita
Direção Editorial: Fernando Portella
Curadoria: Aloysio Clemente Breves Beiler
Textos: Sacha Leite e Tânia Rodrigues de Souza

onde fica
Editora Cidade Viva
quando ir
12/4/2013
quanto custa
Distribuição gratuita

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados