ELETRONIKA - FESTIVAL DE NOVAS TENDENCIAS MUSICAIS 2009

de 05/11 a 07/11 · Belo Horizonte, MG
1
Tina Melo · Belo Horizonte, MG
2/11/2009 · 2 · 0
 

Desde 1999, o Eletronika – Festival de Novas Tendências Musicais, apresenta perspectivas e tendências associadas à música.
Naquele ano, o mundo vivia transformações significativas. Às vésperas de um possível bug do milênio, surgia Matrix, filme que tem como tema a luta do ser humano, por volta de 2200, para se livrar do domínio das máquinas que evoluíram após o advento da Inteligência Artificial. Surgia também o Napster, que se tornaria o divisor de águas em compartilhamento de arquivos em rede P2P, protagonista do primeiro grande episódio na luta jurídica entre a indústria fonográfica e as redes de compartilhamento de música na internet.

Lutas a parte, em Belo Horizonte, eu, Marcos Boffa, Jefferson Santos, Israel do Vale e nosso querido Haroldo Botellho, que nos deixou cedo, nos dedicávamos a 1a edição de um festival pautado em novas tendências: musicais, audivisuais e tecnológicas.

Estávamos, talvez sem a noção exata do feito , realizando um evento precurssor no gênero. Foram cinco espaços escolhidos para a primeira edição. Na Serraria Souza Pinto, local escolhido para a programação central do evento , tínhamos também uma feira de moda com grandes estilistas em início de carreira, hoje grandes ícones do setor.

Vieram as edições seguintes e fomos, uma a uma, nos dedicando ao intercâmbio com outros países (Canadá, Espanha, França), com a programação artística e na busca de locais que promovessem a revitalização arquitetônica de Belo Horizonte.

Neste sentido, tivemos showcases de festivais internacionais em nossas edições e realizamos nossos fora, como no Sónar de Barcelona, por exemplo, que viabilizamos também uma edição em São Paulo.

Passados todos estes anos, estamos novamente às vésperas de uma nova virada de década, buscando reiventar o festival, comprometido com nosso público em promover novos artistas, em manter espaço para a reflexão , e no dialogo com novas linguagens

Nesta edição adotamos o ano França no Brasil como tema central da programação. Inspirados no Les Transmusicales de Rennes, programamos quatro espaços, Centro Cultural 104 (Fórum, Laboratório, Café, área profissional), Deputamadre, A Obra e Velvet para o Eletronika Clube.

Eletronika 2009, tenham um execelente festival!

ALUIZER MALAB

Shows com atrações francesas, destaques da cena independente brasileira, filmes e debates integram a programação do evento que acontece na primeira semana de novembro.

onde fica
CENTRO CULTURAL 104 - Praça Rui Barbosa, 104 - Belo Horizonte
quando ir
05/11/2009 a 07/11/2009
quanto custa
PROGRAMAÇÃO DIURNA - GRATUITA
PROGRAMAÇÃO PALCO ELETRONIKA - INGRESSOS A PARTIR DE R$15
PROGRAMAÇÃO ELETRONIKA CLUBE - INGRESSOS A PARTIR DE R$10
website
www.festivaleletronika.com.br
contato
Mais informações: 2535 3858

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados