Espetáculo teatral Beatriz dos Anjos estréia em Caxias

27/7 · Duque de Caxias, RJ
Foto: Flávio Ranhada. Arte: André Prestor
Divulgação do espetáculo
1
heraldo hb /. · Duque de Caxias, RJ
19/7/2008 · 92 · 4
 

Festa no próximo dia 23 de julho marcará início da temporada

A proposta é bastante ousada nestes tempos de firulas teatrais e anseio por produções caras, bancadas por leis de incentivo: ênfase na atuação, olho no olho com a platéia, temas fortes - e ingressos acessíveis.

É o que promete o espetáculo Beatriz dos Anjos, do Coletivo de Artes em Trânsito, cuja equipe está, há um ano, debruçada em pesquisas e ensaios para a concepção do projeto.

Produzida pela Terreiro de Idéias e Fazeres Culturais, a peça é um monólogo teatral que investiga, de forma íntima, o universo de uma mulher marcada pelas ruas. E pelas histórias que nelas transitam. Livremente inspirada no poema A Canção de Beatriz, do poeta baiano Ruy Espinheira Filho, a montagem, em seus 70 minutos de duração, constrói um painel com leituras possíveis da alma feminina que sobrevive das noites de uma grande cidade.

O poema no qual a peça é baseada foi deflagrado a partir da entrevista de uma prostituta, que, em poucos instantes, traçou um impactante panorama de suas experiências de vida. Através de histórias ora sensuais e delicadas, ora debochadas e cruéis, o espectador irá ao encontro da trajetória encantadora, e por isso não menos corrosiva, de uma mulher singular.

De acordo com Dani Francisco, o conceito da proposta é baseado nas idéias do polonês Jerzy Grotowski, teórico da Antropologia Teatral que formulou o conceito de "Teatro Pobre". "Teatro é o aqui e o agora, ator e espectador reunidos num encontro mágico. Valorizamos a figura humana sobre todos os outros elementos do espetáculo, por isso, cenários, iluminação e figurinos enxutos. O grande barato é a força representativa do ator", define a diretora. Segundo ela, além de espaços convencionais, a peça será apresentada em locais pequenos e inusitados, incluindo residências, difundindo assim o conceito de que a arte teatral não existe somente nas grandes casas de espetáculos, provocação essa do movimento teatral de todo o mundo nas décadas de 60 e 70. "Por valorizarmos o trabalho do ator acima de tudo, preferimos nos apresentar em lugares pequenos, onde cada expressão possa ser captada pela platéia", frisa Dani.

Apesar da ênfase no trabalho de ator e no uso econômico da luz, durante a peça são projetadas imagens produzidas pelo cineasta e VJ Igor Cabral, que compõem a ambiência do universo da protagonista.

Para o grupo, a realização deste projeto ressalta a importância da quebra de tabus e de preconceitos sobre as/os profissionais do sexo e propõe reflexões acerca das relações violentas e autoritárias instaladas contra a mulher nos dias atuais.

Com estréia para o público no próximo dia 27 de julho, Beatriz dos Anjos conta com vários apoios institucionais, entre eles, o da UERJ/Baixada, da Secretaria Municipal de Cultura de Duque de Caxias e da Amocavim – Associação de Moradores do Condomínio e Amigos da Vila Mimosa. A estréia será na sala multiuso da Lira de Ouro, em Caxias, e a montagem deve rodar vários espaços culturais do Rio e de outros estados. Além da participação em festivais de teatro, os convites para apresentação incluem o Teatro Raul Cortez e a Vila Mimosa, na Praça da Bandeira, tradicional ponto de prostituição do Rio.

Para comemorar o início da temporada a equipe de produção da peça promove uma super festa, na próxima quarta-feira, dia 23, com direito a show de Darlan Castro e sua banda, DJ Lobão, VJ Igor Cabral e várias performances sensuais.

A festa tem a entrada franca e acontece na Lira de Ouro, que fica na Rua Sebastião de Oliveira, 72, no Centro de Caxias.

Beatriz dos Anjos fica em cartaz às quintas e domingos de julho, agosto e setembro, sempre às 20 horas.

onde fica
Lira de Ouro, Rua Sebastião de Oliveira, 72, no Centro de Duque de Caxias.
quando ir
27/7/2008, às 21:00h
quanto custa
A festa tem entrada franca.
A peça tem entrada a R$10,00
contato
Heraldo HB: (21) 9300.2553
Bia Pimenta – Produtora – (21) 9746.1558
Dani Francisco – Diretora – (21) 9492.6163

compartilhe

comentários feed

+ comentar
heraldo hb /.
 

hum... num sei se tá tão claro no texto: a festa é no dia 23. A estréia para o público é que será no dia 27, às 20h.
esclarecendo!
:-)

heraldo hb /. · Duque de Caxias, RJ 18/7/2008 14:18
sua opinião: subir
igor barradas
 

tá ótimo!
eita nois!
ig

igor barradas · Duque de Caxias, RJ 18/7/2008 15:56
sua opinião: subir
Natália Amorim
 

Heraldo, Você sempre com notícias quentes, e de primeira. Com festa ainda?! Agora sim, pena estar longe. Acredito que seja daquelas BBB, Boas, Bonitas e Baratas. Quem ninguém esquece. Merda a peça!!!
Beijão, e fiquei feliz com a notícia.

Natália Amorim · Rio de Janeiro, RJ 18/7/2008 18:58
sua opinião: subir
Natália Amorim
 

Corrigindo: Que ninguém esquece! Merda! Que Santa Cacilda Becker abençõe.

Natália Amorim · Rio de Janeiro, RJ 18/7/2008 19:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados