Esther Williams é tema de peça no Rio de Janeiro

de 26/1 a 12/2 · Rio de Janeiro, RJ
Luísa Pitta
“Esther Williams não quer mais nadar”
1
Ney Motta · Rio de Janeiro, RJ
23/1/2012 · 0 · 0
 

A partir de 26 de janeiro Andrea Elias, a Cia. Teatro Xirê e a Trânsito Produções apresentam programa duplo no Teatro Cacilda Becker, com as peças “Esther Williams não quer mais nadar” e “Entrelace”.

Quem não se lembra dos filmes da atriz-nadadora de Hollywood, Esther Williams, que, exibidos há duas décadas na Sessão da Tarde, deixavam mais leves e agradáveis os fins das tardes? Para os saudosistas, a partir do dia 26 de janeiro o Teatro Cacilda Becker recebe o espetáculo “Esther Williams não quer mais nadar”, um híbrido entre teatro, dança e performance.

Em um palco ocupado por 40 cadeiras, cada pessoa que compõe o público é acomoda com cuidado, atenção e afeto, pela intérprete Andrea Elias. A partir de então Andrea gera, através da dança, uma zona de relação, um lugar a partir do qual emerge uma atmosfera de atenção entre os presentes, de reconhecimento do outro, de cuidado e de potência de criação entre os indivíduos. Neste local se cria artificialmente um dentro e um fora, com cadeiras desorganizadas ocupando o centro deste espaço (dentro) e outras mais periféricas (fora). A partir da distribuição do público a performer permite que suas ações transitem da cotidianidade ao impulso dançado, que sutilmente constrói a sequência coreográfica.

O corpo de “Esther” (Andrea Elias) flutua entre os corpos (público) como num espaço líquido e os impulsos da dança reverberam nos corpos do público que passa a ser partner neste jogo coreográfico. Os momentos de transição deflagram pequenos conflitos, vivenciados pela performer e pelo público, entre o ser e o não ser, o estar e o não estar, o querer e o não querer.

Trecho de ensaio de “Esther Williams não quer mais nadar”: http://www.youtube.com/watch?v=cXU1pZBRaHg&feature=youtu.be

A partir do dia 28, o mesmo grupo de artistas estreiam “Entrelace”, um espetáculo para a família. Como sugere o título, os movimentos se desenvolvem numa dinâmica que envolve e enlaça o público, sempre partindo de jogos populares tradicionais e de parlendas infantis. Assim, plateia de crianças e adultos é convidada ao encontro com o outro e a perceber, durante a performance, sutis espaços de relação e convivência. Cada momento se desencadeia e enlaça o próximo a partir do movimento crescente e da transformação do momento anterior, como um novelo de linha que se desenrola pelo espaço cênico entre os corpos dos atores bailarinos e do público presente. Entre uma brincadeira e outra o público identifica a dança em lugares onde antes havia apenas o jogo e nas passagens dos momentos coreográficos reaviva-se a memória das brincadeiras que fazem parte do repertório de cada um de nós! Esta peça teve pré-estreia no PANORAMA 2011.

Trecho de ensaio de “Entrelace”: http://www.youtube.com/watch?v=Wdkz7zOH50w&feature=share

onde fica
Teatro Cacilda Becker
quando ir
26/1/2012 a 12/2/2012
quanto custa
20 reais (inteira)
contato
21 2265-9933 ou 21 8358-4830

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados