Estréia documentário Jaguaribe Carne: alimento da Guerrilha Cultural

12/5 · João Pessoa, PB
Fabia Fuzeti
Pedro Osmar e o diretor Marcelo Garcia em Jaguaribe durante as gravações
1
gasolina · São Paulo, SP
3/5/2007 · 110 · 2
 

Documentário sobre o grupo paraibano Jaguaribe Carne será lançado em João Pessoa no dia 12 de maio, às 17h, no CINEPORT – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, que acontece de 4 a 13 de maio. Jaguaribe Carne: alimento da Guerrilha Cultural foi produzido pela produtora paulistana Gasolina Filmes e dirigido pela dupla Marcelo Garcia e Fabia Fuzeti. O projeto é patrocinado pela Petrobrás e tem apoio da FUNJOPE.
O Jaguaribe Carne, formado pelos irmâos Pedro Osmar e Paulo Ró, foi fundado em 1974 e tem enorme importância na Paraíba e em diversas cidades nordestinas. O grupo sempre atuou com a fusão de linguagens (música, artes visuais, artes-gráficas, teatro, literatura e jornalismo) e com a pesquisa de sons da "World Music", fundindo-a com a vasta expressão e riqueza do folclore brasileiro e nordestino. Ritmos brasileiros como ciranda, coco, maracatu, caboclinho e boi, se misturam a influências da música do oriente, da África, das vanguardas européias e do modernismo brasileiro, do jazz, da música instrumental brasileira, dentro das condições culturais e políticas da cidade de João Pessoa.
O documentário de 28 minutos fala da criação do grupo, seu trabalho musical de vanguarda e multimídia, o trabalho de guerrilha cultural realizado no bairro de Jaguaribe e na cidade de João Pessoa e como tudo isso hoje ecoa pelo Brasil e pelo mundo com a presença de Pedro Osmar em São Paulo e Paulo Ró na Alemanha.
As gravações aconteceram em João Pessoa, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, onde foram captadas entrevistas com participantes do grupo - como Chico César, Escurinho e Jorge Negão – além de amigos e diversos artistas influenciados pelo Jaguaribe Carne, como os músicos Lenine, Elba Ramalho, Babilak Bah, e o poeta Jomard Muniz de Britto, entre outros.
Marcelo Garcia e Pedro Osmar se conheceram em 2004 durante a caravana Rumos Itaú Cultural Música. Pedro Osmar foi palestrante em dez cidades e Marcelo estava documentando os encontros para a edição de um documentário. Durante as viagens os dois conversaram muito e nasceu o desejo de realizarem um trabalho juntos, fato que se concretizou em 2006 com a seleção do projeto pelo Programa Petrobras Cultural.
Mais informações sobre o documentário podem ser acessadas no site www.gasolinafilmes.com.br/jaguaribecarne

Sobre a Gasolina Filmes
A Gasolina Filmes trabalha em diversas vertentes. No meio artístico-cultural realiza videoclipes, documentários, video-cenários e registro para grupos de dança, teatro e música. Em 2001 ganhou diversos prêmios com o documentário GEOTOMIA, sobre a body-artista Priscilla Davanzo. Produziu ainda o documentário Rumos Brasil da Música – Pensamentos e Reflexões, resultado da documentação das palestras do Rumos Itaú Cultural Música, além de uma série de videoclipes para bandas independentes como Baranga, Silent Cry, Bastardz e Naffta. Marcelo Garcia trabalhou como diretor de fotografia em três documentários de Sílvio Tendler: Glauber: labirinto do Brasil, Marighella: um guerrilheiro e Encontro com Milton Santos – ou a globalização vista do lado de cá. www.gasolinafilmes.com.br

onde fica
Tenda Andorinha Digital
Rua Juarez Távora, 243 - Torre ? João Pessoa
quando ir
12/5/2007, às 17:00h
quanto custa
grátis
website
www.gasolinafilmes.com.br/jaguaribecarne
contato
Gasolina Filmes
Fábia Fuzeti/Marcelo Garcia
Tel 11 3735 8691 8383 9377
gas@gasolinafilmes.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Emmo Martins
 

todos devemos conhecer o trabalho incrivel desses caras, pedro osmar e paulo ró, q desenharam grande parte do que seria a musica popular de vanguarda do nordeste a partir de 1970. imperdivel !!!

Emmo Martins · São Paulo, SP 3/5/2007 13:12
sua opinião: subir
priscilladavanzo
 

o projeto Jaguaribe Carne deve servir de exemplo para todo tipo de artista, para todo tipo de pessoa... 'e um projeto lindo, que pretende gerar consciência socio-político-cultural na população brasileira. Pedro Osmar e Paulo Ró iniciaram esse projeto nos anos 70, na Paraíba e continuam até hoje nessa continuidade, influenciando todo mundo que cruza com eles.
vale a pena ver o documentário, antes de mais nada, por isso, mas quem conhece o trabalho do Marcelo Garcia e da Fabia Fuzeti tem muitos outros motivos para assistir!

priscilladavanzo · São Paulo, SP 3/5/2007 20:22
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados