Expansão Comunidade Teatral DF

de 19/1 a 27/1 · Brasília, DF
Diego Bresani
Grupo Sutil Ato [12 Anos] em circulação
1
Rodrigo Machado · Brasília, DF
20/1/2019 · 0 · 0
 

O Instituto Rosa dos Ventos, com fomento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, realiza


Expansão Comunidade Teatral DF
Projeto do Grupo Sutil Ato em circulação por Espaços Culturais do DF

Multiplicar de práticas teatrais - a iniciativa promove palestra, oficina, bate-papo, além de sessões de espetáculo, tendo como fonte temas trazidos nos Atos III e IV, do espetáculo AUTÓPSIA - A Continuação, vencedor do Prêmio SESC Candango nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Figurino de 2018


Idealizado pelo coletivo teatral Grupo Sutil Ato, sob direção de Jonathan Andrade em parceria com a produtora Rosa dos Ventos, o Expansão Comunidade Teatral abre o calendário de 2019 do Grupo com momentos de troca com artistas, estudantes de artes cênicas e público interessado em dois Espaços Culturais alternativos e de resistência no DF: Galpão Instrumento de Ver, na Vila-Planalto; e Espaço Semente, no Gama. As atividades são gratuitas e visam atender moradores locais.

Os Atos III e IV do espetáculo AUTÓPSIA - A Continuação investigam as precariedades de moradores de rua, dos recicladores de aterros sanitários e do sistema prisional, e balizam o olhar sobre as desigualdades sociais. Iniciado em dezembro de 2018, a oficina do projeto - “Biópsia da Cena”, desconstruiu o espetáculo “até que perdesse as camadas da linguagem cênica, restando o cotidiano cru [de cada cena] o que abriu espaço à discussão acerca da nossa cidadania e humanidade”, conta o diretor e dramaturgo do Sutil Ato, Jonathan Andrade.

No calendário de 2019, o Expansão ganha potência nas palestras de mulheres diretamente envolvidas com as problemáticas debatidas nas encenações. Raquel Lopes, recicladora com experiência de 10 anos no aterro da Estrutural e integrante do grupo de mulheres que assina o premiado figurino do Ato IV (pelo Prêmio SESC Candango de 2018), e Iara dos Anjos Santana, ex-moradora de rua que hoje exerce função de coordenadora no Instituto Ipês.

Nos encontros “Autópsia de Outros Olhares”, profissionais das áreas da cidadania como psicologia, com Cristina Carvalhedo, sociologia, Duda Herst, e antropologia, Rodolfo Godoi, conduzem, ao lado da equipe de criação do Sutil Ato, bate-papos abertos ao público, quando serão debatidas as temáticas da obra teatral. E abrindo as atividades, sessões gratuitas dos Atos, tema do projeto. Esta é a primeira edição do Expansão Comunidade Teatral DF e a ideia “é expandir o projeto levando espetáculos do nosso repertório a outros espaços culturais e alternativos do DF”, conta o diretor, que revela “morro de vontade de chegar até às comunidades rurais, tão esquecidas enquanto arte”.

O Grupo Sutil Ato, coletivo que há 12 anos ganha destaque no cenário cultural do DF, assina a autoria de AUTÓPSIA - espetáculo premiado com passagens pelos CCBB’s de Brasília e Belo Horizonte, Festival Internacional Cena Contemporânea, Teatros SESC e Prêmio SESC do Teatro Candango. A montagem é fruto de sete anos de pesquisa.

onde fica
Programação:

Já realizada: “A Biópsia da Cena”, no Galpão do Instrumento de Ver da Vila Planalto e no Espaço Semente do Gama

19/01, 19h: Autópsia - Ato III, no Espaço Semente
19/01, 20h30: “Autópsia de Outros Olhares”, no Espaço Semente
20/01, 19h: Autópsia - Ato IV, no Espaço Semente
20/01, 20h15: “A Reciclagem do Olhar”, no Espaço Semente

26/01, 19h: Autópsia - Ato III, no Galpão do Instrumento de Ver
26/01, 20h30: “Autópsia de Outros Olhares”, no Galpão do Instrumento de Ver
27/01, 19h: Autópsia - Ato IV, no Galpão do Instrumento de Ver
27/01, 20h15: “A Reciclagem do Olhar”, no Galpão do Instrumento de Ver

Classificação indicativa: 18 anos.
Intérprete em Libras em todas as sessões
O projeto tem entrada franca.
quando ir
19/1/2019 a 27/1/2019
quanto custa
Entrada franca

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados