Expedição do Redescobrimento

25/6 · São Paulo, SP
1
ana leo · São Paulo, SP
25/6/2007 · 86 · 4
 

Em breve, alguns viajantes vão rodar o país com destino muito específico: o encontro e a troca de experiências entre instituições que valorizam o uso da memória como instrumento de desenvolvimento social e cultural. Essa ação inédita, chamada Expedição do Redescobrimento, é uma proposta do grupo Memória e Desenvolvimento Comunitário, que integra o Brasil Memória em Rede, iniciativa do Museu da Pessoa. Os expedicionários terão a missão de redescobrir e registrar histórias e saberes dispersos pelo país para dar maior visibilidade a eles, fortalecendo e valorizando grupos sociais, culturas e comunidades.

A Expedição do Redescobrimento funcionará de forma descentralizada, por meio de 6 pólos regionais, localizados em diferentes partes do país. Cada pólo regional será composto por no máximo 11 organizações, sendo uma delas a organização coordenadora do pólo, responsável pelo planejamento e gestão das atividades do pólo e mais 10 organizações posteriormente mapeadas por ela.

A Expedição divide-se em 2 etapas principais: etapa de articulação local e etapa de articulação nacional. Na etapa local, as organizações coordenadoras promoverão encontros para a troca de experiências entre as organizações que fazem parte de um mesmo pólo. Na etapa nacional, serão promovidas expedições nacionais para intercâmbio de práticas e experiências entre pólos distintos, nas quais 2 representantes de cada um dos pólos viajarão para conhecer melhor o que está acontecendo em outro pólo, trazendo depois a experiência adquirida para seu pólo de origem.

O edital aberto a partir do dia 25 de junho destina-se a organizações que têm interesse em coordenar um pólo regional, se responsabilizando pelas atividades de planejamento e gestão do pólo regional nas etapas de articulação local e nacional da Expedição do Redescobrimento.

Aberto à participação de representantes dos diferentes segmentos da sociedade, o edital de inscrição para se tornar uma organização coordenadora do Pólo estará disponível no site www.brasilmemoriaemrede.org.br até o dia 25 de julho.

As organizações que não queiram coordenar um pólo regional, mas participar da Expedição do Redescobrimento, devem escrever para bmr@museudapessoa.net para que sejam conectadas com as organizações coordenadoras dos pólos após o fim do processo de seleção.

Sobre o Brasil memória em Rede

Brasil Memória em Rede é uma iniciativa do Museu da Pessoa que visa constituir uma rede nacional de instituições e pessoas que valorizam o uso da memória como ferramenta de desenvolvimento social e cultural do país. Seu objetivo é fomentar o diálogo entre produtores, articuladores e usuários de conteúdos de memória para democratizar o uso e a prática da memória histórica do país.

Por meio deste movimento nacional, buscamos também mobilizar e fortalecer as iniciativas de memória presentes em todo o país, por meio da realização de encontros para troca de experiências, mapeamento das iniciativas existentes e fomento de ações coletivas entre os participantes.

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é um museu virtual de histórias de vida. Sua missão é contribuir para que tornar a história de vida de cada pessoa valorizada pela sociedade. Acesse www.museudapessoa.net e leia histórias que podem mudar o jeito como você vê o mundo.

onde fica
Todo o Brasil
quando ir
25/6/2007
website
www.brasilmemoriaemrede.org.br
contato
Informações com Ana Nassar ou Sarah Faleiros:
bmr@museudapessoa.net / 11 2144-7170

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Legal, Ana! Queria fazer a sugestão de colocar alguns links na matéria. É só clicar no lapisinho abaixo do título e mexer no texto. Pra botar o link basta selecionar a palavra "linkável" com o cursor e clicar na caixinha link, disponível na tela. Aí vai abrir um espaço para você colocar os endereços eletrônicos. Uma pergunta: só podem participar do edital instituições que tenham relação com memória e desenvolvimento comunitário? Beijo

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 22/6/2007 13:43
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
ana leo
 

Helena, obrigada pelas dicas.

Aqui na caixinha de comentário estou vendo o botão "link" mas quando clico no lapizinho para editar e entro na página de edição, não encntro mais ele....Onde fica?

Qualque instituição pode participar do edital, do grupo de memória e desenvolvimento comunitário, de outros grupos e também aquelas que ainda não fazem parte do Brasil Memória em Rede. Isso não ficou muito claro no texto?

Beijos, Ana.

ana leo · São Paulo, SP 22/6/2007 14:14
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Ana

Muito bacana mesmo. Maravilhosa a idéia, a expedição e parabéns a todos pela iniciativa.
Obs: Faltou uma fotinha para nós...

Higor Assis · São Paulo, SP 22/6/2007 15:43
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
ana leo
 

Higor, que bom que você gostou! Por favor divulgue!
As fotos virão quando a expedição começar. Aguarde....
Um abraço, Ana.

ana leo · São Paulo, SP 25/6/2007 10:41
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados