Exposição 280 DIAS: ADOLESCÊNCIA & GRAVIDEZ

de 28/7 a 30/11 · Petrópolis, RJ
Divulgação
1
SPSComunicação · Rio de Janeiro, RJ
27/7/2012 · 0 · 0
 

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promove, a partir do dia 28 de julho, a exposição 280 DIAS: ADOLESCÊNCIA & GRAVIDEZ. A visitação fica aberta até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21h, e aos sábados, das 9 às 18h. A vernissage da mostra será no dia 27, a partir das 18h, durante o 3º Congresso sobre Saúde da Família, que ocorre entre os dias 26 e 28 do mesmo mês, na instituição.

“A exposição contém bastante informação, mas o intuito é fazer provocações aos visitantes, convidá-los a refletir sobre a questão, sem entrar no mérito de certo ou errado, e para alcançarmos esse objetivo utilizamos recursos sonoros, instalações de arte e outros elementos que têm esse componente, o de aguçar nossa percepção, que vai além da textual", explica o gestor do Centro Cultural -FMP, Ricardo Tammela.

Segundo dados da Casa do Adolescente, programa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a cada 18 minutos, uma jovem entre 10 e 14 anos dá à luz um bebê, no Brasil. Se aumentarmos a faixa de idade para 10 a 20 anos, o número de nascimentos sobe para um a cada minuto.

A mostra tem curadoria de Claudio Partes e foi baseada em um estudo sobre gravidez entre as jovens petropolitanas, fruto de uma parceria entre a FMP/Fase e o Ministério da Saúde, através do PET Saúde II – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – e compreendeu dados qualitativos sobre o tema em Petrópolis, onde foram entrevistadas adolescentes grávidas ou no período de até 42 dias após o parto (puerpério), e jovens mães com idade até 24 anos, grávidas na adolescência.

Um dos elementos que mais deve atrair a atenção do público é o chamado “túnel das opções”. Nele, os visitantes se deparam com diversas situações em que devem escolher uma opção de vida e seguir pelo caminho ao qual as escolhas os levaram. No final da atração, eles saem por uma das três portas que representam a consequência dos atos de cada um. Em uma delas, não há consequência alguma, na outra, a pessoa sai com a possibilidade de estar grávida e, na seguinte, sai grávida e terá que vestir uma barriga de gestante durante toda a visita.

Ricardo conta que a mostra é baseada em três eixos principais da vida das jovens grávidas: o pessoal, o escolar e o futuro. “A exposição passeia por esses eixos, mostrando os pontos que estão em questão quando uma adolescente se vê nessa situação. O que muda em nossa vida? Em nosso corpo?”, indaga.

Com o intuito de ser prestigiada pelo maior número possível de pessoas, a mostra também é itinerante, podendo ser apresentada em diversos locais, como praças e escolas. Dentre os elementos do evento, destacam-se um muro de fraldas, uma instalação construída a partir de preservativos, exibição de gráficos e áudio com os depoimentos das adolescentes entrevistadas durante a pesquisa que deu origem à exposição.

onde fica
Centro Cultural da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase)
quando ir
28/7/2012 a 30/11/2012
quanto custa
Grátis
contato
(24) 2244-6471 / cpe@fmpfase.edu.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados