Exposição fotográfica "Olhares de Brinquedo"

de 21/4 a 20/5 · Salvador, BA
Joanes Macieira - Comunidade Cidade Nova
Exposição fotográfica "Olhares de Brinquedo"
1
Niltim Lopes · Salvador, BA
30/4/2007 · 90 · 1
 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA PROPÕE UMA NOVA NARRATIVA PARA A INFÂNCIA EM SALVADOR

"Olhares de Brinquedo" uma seqüência de imagens que revelam a Salvador das crianças. É a exposição fotográfica de jovens moradores de bairros populares de Salvador e dinamizadores culturais do CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes com apoio da Save the Children. A exposição fica aberta à visitação pública até o dia 20 de Maio na Galeria da Cidade, de segunda à sexta, das 13h às 19h. A Entrada é Gratuita.

A exposição foi produzida por jovens aprendizes de fotografia que também são os curadores da exposição. Moradores de comunidades populares de Salvador, eles lideram Grupos Culturais nesses bairros. Com as fotografias propõem uma possível releitura dessas comunidades populares a partir das crianças retratadas.

"Olhares de Brinquedo" provoca o público a perceber como as crianças se relacionam com o espaço urbano atual. Suas brincadeiras, olhares e invenções de mundo. "A gente procurou ter bastante cuidado ao tirar as fotografias. No momento que a gente fotografava era o nosso olhar sobre a nossa comunidade, nosso cotidiano, nossas crianças. Foi um grande desafio, nos fez crescer", diz Tainan Ferreira, 16 anos, morador de Periperi.

Essa exposição fotográfica é produto das oficinas "Crianças Criando com Arte" em que os jovens puderam pensar sobre a fotografia, questões éticas e estéticas do fotografar. Os encontros foram coordenados por Rogério Ferrari, que mostrou um pouco do seu trabalho de fotografia antropológica pelo mundo. Os jovens ainda tiveram oficinas práticas onde experimentaram diversos tipos de fotografia, desde o Pinhole (foto em latas de alumínio) até a fotografia digital de onde saiu a mostra que compõe a exposição.

O CRIA e o Núcleo de Comunicação e Artes Multimídia

O CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes é uma ONG, fundada em 1994. Nossa missão é através da arte – educação, provocar nas pessoas novas sensibilidades, valores e atividades críticas e transformadoras de si e do mundo em que vivem, de forma coletiva e comunitária. O CRIA faz arte educação, mobilização social, produções artísticos culturais. Com crianças, adolescentes, jovens, famílias, grupos comunitários, educadores e profissionais de saúde na Grande Salvador e 17 municípios do semi-árido baiano.

Desde 2000, ao teatro e à poesia do CRIA somaram-se experiências criativas a partir da comunicação. O grupo parte do princípio que a apropriação das tecnologias de comunicação e informação deve se dar em meio a processos criativos, que permitam leituras e narrativas do mundo atual.

onde fica
Galeria da cidade. Teatro Gregório de Mattos, s/n. Pça Castro Alves. Salvador-Bahia
quando ir
21/4/2007 a 20/5/2007
quanto custa
A entrada é gratuita.
website
www.criando.org.br
contato
comunicacao@criando.org.br

Isabel Brasileiro ? 3322 1334 / 9139 7197
Nilton Lopes ? 3321 3041 / 8125 4688

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Vânia Medeiros
 

Sim!!!
Poesia visual
Periferia no centro
Beleza, beleza, com beleza nós andemos!

Vânia Medeiros · Salvador, BA 30/4/2007 10:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados