Exposição Nós do Morro 20 Anos

de 31/7 a 13/9 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
Convite da Exposição
1
Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ
27/7/2009 · 7 · 1
 

Mostra que reúne fotografias, objetos de cena e vídeos para contar a história do Grupo do Vidigal faz parte das comemorações pelo lançamento do livro “Nós do Morro, 20 anos”

Será aberta ao público na próxima sexta-feira, dia 31 de julho, no Espaço FURNAS Cultural, em Botafogo, Zona Sul do Rio, a exposição “Nós do Morro, 20 anos”, que narra por meio de painés fotográficos, objetos de cena e vídeos a trajetória do Grupo que transformou a comunidade do Vidigal em um dos maiores pólos culturais da capital fluminense. O evento faz parte das comemorações pelo lançamento do livro homônimo, que sai pela X-Brasil, com patrocínio do BNDES, e chega às livrarias de todo o país em meados de agosto. Com patrocínio de Furnas Centrais Elétricas S/A e Azaleia, concepção e cenografia de Fernando Melo da Costa e Rostand Albuquerque e produção executiva de Martha Avelar e Alexandre Barreto, a exposição fica em cartaz até 13 de setembro.

O conceito da mostra segue a mesma estética gráfica da publicação. Unindo texto e fotografias em painéis, apresenta as diversas vozes que construíram a história do Nós do Morro, incluindo seus fundadores, colaboradores e beneficiados. O público poderá conferir também instalações feitas a partir de cenários e figurinos de espetáculos do Grupo. Às quintas-feiras, haverá exibição de uma série de vídeos em curtametragem produzidos pelo núcleo de cinema (ver programação abaixo). Dentre eles os premiados Picolé, Pintinho e Pipa, de Gustavo Mello; Mina de Fé, de Luciana Bezerra; e Neguinho e Kika, de Luciano Vidigal.

O livro“Nós do Morro, 20 anos” (XBrasil, 276 páginas) – o livro narra a trajetória do Grupo em duas década de trabalho. Estruturado em um projeto editorial que privilegia a fala dos fundadores e participantes do Grupo, somado a dois cadernos – um com ensaios, outro de críticas – o livro é fartamente ilustrado com fotos, recortes de jornais, cartazes, filipetas e ingressos de espetáculos. Fruto de uma pesquisa de três anos com organização de arquivos, cronologia e entrevistas com fundadores, equipe, atores e técnicos mais personalidade artísticas e intelectuais, o livro reúne histórias pitorescas da vida cultural do Rio de Janeiro desde o final da década de 90.

Nós do Morro
O Grupo Nós do Morro é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1986 com objetivo de proporcionar o acesso à arte e à cultura para a população do Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. Sua trajetória é repleta de realizações, construídas a partir de uma filosofia de valorização do convívio coletivo, respeito à diversidade, solidariedade e busca da autonomia. A qualidade da ação cultural desenvolvida pelo Nós do Morro obteve o reconhecimento da crítica e do governo brasileiro. Destacam-se entre os prêmios recebidos a Ordem do Mérito Cultural e o Prêmio Escola Viva, concedidos pelo Ministério da Cultura, a Menção Honrosa da UNESCO e a recente indicação para o Prêmio Shell 2009, pela Direção de Movimento e Trilha Sonora do espetáculo Machado a 3x4. O Grupo Nós do Morro é patrocinado pela Petrobras desde 2001.

onde fica
Exposição “Nós do Morro, 20 anos”

Data: de 31 de julho a 13 de setembro
Horário: de terça a sexta das 14h às 18h / sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.
Aberto para o público interno de terça a sexta a partir de 12h
Local: Espaço Furnas Cultural (Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo)
quando ir
31/7/2009 a 13/9/2009
website
www.nosdomorro.com.br
contato
Informações Espaço FURNAS Cultural : (21) 2528-4334 e 2528-3634
Imprensa: Paula Dias – paula.dias@approach.com.br (21) 3461-4616 (ramal 137)

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

bacana ver o trabalho do Nós do Morro agora também em exposição e livro - parabéns para todo mundo!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 27/7/2009 21:12
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados