Exposição “Porto Alegre - Olhares Casuais”

de 04/8 a 02/9 · Porto Alegre, RS
Suzel Neubarth
Cais do Porto
1
Simone L · Porto Alegre, RS
27/7/2016 · 0 · 0
 

Sala da Fonte no Paço Municipal de Porto Alegre recebe a exposição “Porto Alegre - Olhares Casuais”, de Suzel Neubarth
A abertura da exposição acontece no dia 04 de agosto


A artista visual Suzel Neubarth, inspirada em paisagens urbanas, apresenta a exposição Porto Alegre - Olhares Casuais na Sala da Fonte no Paço Municipal de Porto Alegre. A abertura da exposição está marcada para o dia 04 de agosto (quinta-feira), às 19 horas. E a visitação segue até o dia 02 de setembro de 2016 (de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h).

A partir de levantamentos fotográficos, a artista buscou locais significativos, marcos referenciais que constroem a estética das cidades. “Trabalhei com a gravura, com repetidas impressões, por vezes eliminando áreas do desenho com a utilização de máscaras, em uma mesma matriz ou acrescentando novas imagens em duas matrizes, com a utilização de uma ou várias cores”, explica Suzel.

O trabalho resultante é a valorização de espaços e monumentos, através de uma releitura do já gravado na memória coletiva.

A curadora Miriam Tolpolar destaca a sensibilidade do desenho da artista, arquiteta de formação, ao recriar paisagens urbanas reais. “Como num contraponto à grandeza desta urbanidade estática, grupos humanos em movimento são inseridos nas imagens. O resultado são imagens de grandes dimensões, que contradizem a tradição intimista da gravura, em que o espectador é convidado à aproximação. Na gravura de Suzel primeiro vemos o todo: afastados, nosso olhar passeia pela linearidade da imagem, percebendo aos poucos a repetição modular. Ao aproximarmos o olhar, percebemos detalhes do desenho e as características delicadas da linguagem litográfica, tão bem explorados em sua obra”, ressalta Miriam.


SUZEL NEUBARTH
Arquiteta de formação, fez diversos cursos de desenho, pintura, escultura e gravura. Dedica-se à Litografia, junto ao Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem participado de inúmeras exposições coletivas desde 1999, em especial: 2008- Caminhos, Centro Cultural CEEE - Érico Verissimo, Porto Alegre, 2009- Novíssimos e Independentes - Centro Cultural Erico Veríssimo, 2010 - CowParade Porto Alegre, com o título Vacaduto da Borges exposta na esquina democrática de Porto Alegre e Cubos, promovida pela Secretaria Municipal da Cultura, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre, RS. 2011- Litho Graphein - Escrita na Pedra, Centro Cultural Érico Veríssimo, 2012- Pintando Muros, pintura do Muro da Mauá- IEAVI. Participou em todas as edições The Miniart Project expondo em diversos países: Em 2013 participou do SPestampa- Galeria Gravura Brasileira em São Paulo, 2014- Arte mais Arte- Visões da Liberdade no Memorial do Rio Grande do Sul, Porto Alegre- RS, Gravuras pela Paz – Espaço Cultural Parque das Águas Brancas- São Paulo.

Realizou as seguintes exposições individuais em litografias:
2007 – Litografias - Suzel Neubarth - Centro Municipal da Cultura de Porto Alegre, RS.
2009 – Litografias - Suzel Neubarth - Espaço Cultural Tereza Franco, Câmara Municipal de Porto Alegre,RS.
2014 – Cidades - Olhares Casuais - Sala dos Arcos - IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) Porto Alegre, RS.

onde fica
Sala da Fonte no Paço Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico
quando ir
04/8/2016 a 02/9/2016, às 19:00h
quanto custa
Entrada franca

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados