Artista Plástico pernambucano, Fernando Ferreira de Araujo, apresentará obras na Galeria Gabinete D, em São Paulo.
‘REMNANTS’
Papéis pintados, colados, reprocessados, rebocos de paredes, camadas de sedimentos de ordem quase geológica e a pureza que pode estar contida no acúmulo. O título desta série de Fernando Ferreira de Araujo poderia, à primeira vista, encaminhar nosso olhar e sentidos para o fato dele se utilizar de sobras, restos, para compor a intrincada superfície de suas obras. Mas uma análise mais acurada vai nos levar a outro significado deste termo – resquícios. Fernando trabalha com o tempo, com vestígios, com sua própria história (a gênese deste trabalho data de mais de uma década, desenvolvida no período em que o artista morava em New York) para criar superfícies matéricas, intensas, meticulosamente edificadas sob uma aparente desordem. Reforça na arquitetura arqueológica de seu trabalho o pensamento de Mario Quintana, de que o passado não reconhece o seu lugar, pois está sempre presente. Mas, ao contrário do procedimento arqueológico, em que os sedimentos são minuciosamente retirados para que se descubra o objeto histórico, aqui o método é igualmente meticuloso, mas oposto – a sucessão de pequenos elementos, fragmentos de uma (outrora) mesma área que vão compondo um panorama cujas referências parecem encontrar paralelo na obra filosófica de Jacques Derrida, em sua necessidade de levar ao limite os contrastes, à desconstrução ante a forma. Resíduos intensamente carregados de camadas e camadas de tinta junto a fragmentos de embalagens industriais, em franco contraponto em suas essências, criam uma dialética única, onde visualmente, neste processo, o paradoxo se impõe ante à desconstrução – parecendo que as obras foram escavadas, não construídas.
Desta forma, o artista visita seu repertório e revisita seu método de forma analítica, escavando de sua própria narrativa pictórica os elementos imprecisos que sugerem o caminho, reforçando o dogma de que definir é matar, sugerir é criar.
j. wair de paula
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!