Exposição "Remnants' no GabineteD dia 10

de 10/5 a 07/6 · São Paulo, SP
 Atila Sarkozy
Exposição de Fernando Ferreira de Araújo na GabineteD
1
Cintia Thome · São Paulo, SP
5/5/2014 · 6 · 0
 

Artista Plástico pernambucano, Fernando Ferreira de Araujo, apresentará obras na Galeria Gabinete D, em São Paulo.

‘REMNANTS’
Papéis pintados, colados, reprocessados, rebocos de paredes, camadas de sedimentos de ordem quase geológica e a pureza que pode estar contida no acúmulo. O título desta série de Fernando Ferreira de Araujo poderia, à primeira vista, encaminhar nosso olhar e sentidos para o fato dele se utilizar de sobras, restos, para compor a intrincada superfície de suas obras. Mas uma análise mais acurada vai nos levar a outro significado deste termo – resquícios. Fernando trabalha com o tempo, com vestígios, com sua própria história (a gênese deste trabalho data de mais de uma década, desenvolvida no período em que o artista morava em New York) para criar superfícies matéricas, intensas, meticulosamente edificadas sob uma aparente desordem. Reforça na arquitetura arqueológica de seu trabalho o pensamento de Mario Quintana, de que o passado não reconhece o seu lugar, pois está sempre presente. Mas, ao contrário do procedimento arqueológico, em que os sedimentos são minuciosamente retirados para que se descubra o objeto histórico, aqui o método é igualmente meticuloso, mas oposto – a sucessão de pequenos elementos, fragmentos de uma (outrora) mesma área que vão compondo um panorama cujas referências parecem encontrar paralelo na obra filosófica de Jacques Derrida, em sua necessidade de levar ao limite os contrastes, à desconstrução ante a forma. Resíduos intensamente carregados de camadas e camadas de tinta junto a fragmentos de embalagens industriais, em franco contraponto em suas essências, criam uma dialética única, onde visualmente, neste processo, o paradoxo se impõe ante à desconstrução – parecendo que as obras foram escavadas, não construídas.
Desta forma, o artista visita seu repertório e revisita seu método de forma analítica, escavando de sua própria narrativa pictórica os elementos imprecisos que sugerem o caminho, reforçando o dogma de que definir é matar, sugerir é criar.

j. wair de paula

onde fica
Gabinete D
Rua Estados Unidos 273, no Jardim Paulista, São Paulo
Fone Galeria: 55 11 4328 0070
Fone Artista: 55 81 9197 7792
quando ir
10/5/2014 a 07/6/2014, às 12:00h
quanto custa
--
website
www.gabineted.com.br
contato
Curador Eduardo Machado / Apresentação texto J. Wair de Paula

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Fernando Ferreira de Araújo zoom
Fernando Ferreira de Araújo
Fernando Ferreira de Araújo zoom
Fernando Ferreira de Araújo
zoom

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados