EXTRA, EXTRA: VENDE-SE A NOTÍCIA!

14/8 · Blumenau, SC
Marcelo Labes
O livro do jornalista Aristheu Formiga procura responder antigas perguntas.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
3/8/2007 · 89 · 2
 

Se a academia se mantém, normalmente, distante da realidade do mundo? Pode ser, mas esta premissa encontra sua negação com o livro Vende-se A Notícia! - A notícia como mercadoria em jornais catarinenses – do jornalista Aristheu Formiga, a ser lançado no mês de agosto em Blumenau.

Aristheu Formiga é audacioso, pois como em várias regiões do Brasil, a região Sul tem seus donos nos meios de comunicação. No livro, o autor evidencia como acontece o processo de transformação da notícia (um bem público) em mercadoria (um bem privado) e como isso pode ocorrer mais facilmente onde a notícia é centralizada em torno de uma mesma empresa.

Além de falar da notícia em si, Formiga fala da situação dos jornalistas em Santa Catarina. Há várias dificuldades enfrentadas pelos profissionais da informação que ganham destaque, entre eles a perda do direito autoral: de acordo com o crescimento das redes privadas de informação, o jornalista recebe somente uma vez pela matéria escrita, quando esta mesma matéria passará por mais quatro, cinco, dez jornais.

Tendo baseado-se em Marx e Smith e empregando a Teoria do Valor, o estudo de Formiga sobre a transformação da notícia em mercadoria, bem como sua análise acerca da concentração econômica dos grupos de mídia em Santa Catarina, permitiu ao autor prever, em 2002, a compra pelo grupo RBS do Jornal A
Notícia, de Joinville – até então o único grande jornal que não pertencia ao grupo gaúcho. Tendo por base a concentração da mídia, o autor previu com quatro anos de antecedência o que aconteceria em 2006.

Vende-se A Notícia é um livro que não deve ser lido somente por profissionais da informação, mas por cada cidadão que queira se inteirar daquilo que acontece nas salas editoriais dos grandes jornais do Brasil para saber, finalmente, o que está lendo e por que.


Vende-se A Notícia - A notícia como mercadoria em jornais catarinenses, de Aristheu Formiga (83 páginas, R$18,00) é uma publicação da EdiFurb – Editora da Universidade Regional de Blumenau. Formiga autografará o livro dia 14 de agosto, na Universidade Regional de Blumenau.

onde fica
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Rua Antônio da Veiga, s/n
Bairro Victor Konder, Blumenau - SC
quando ir
14/8/2007
quanto custa
Entrada Franca
website
www.furb.br
contato
Com a Universidade: 47 3321 0200

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Mi [de Camila] Cortielha
 

Parece excelente, Labes, você sabe me informar quanto tempo durou o estudo do Formiga?

Abraços,

Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 3/8/2007 00:43
sua opinião: subir
Labes, Marcelo
 

Posso sim... só deixa eu reencontrar o livro (que está emprestado) pra te passar as informações. O estudo seu deu na leitura de um exemplar de cada um dos três jornais por cinco dias, o que são cinco exemplares. Mas qual tempo? O tempo que durou pra ele fazer o mestrado? Ah, te passo essas informações depois, com consistência.

Abraço.

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 4/8/2007 00:26
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados