Fausto Fawcett apresenta Pororoca Rave no Rio

26/8 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
Duo Coletivo Fugitivo Sound
1
Joca Vidal · Rio de Janeiro, RJ
18/8/2010 · 0 · 0
 

O Duo Coletivo Fugitivo Sound é formado pelo escritor e compositor Fausto Fawcett, pela artista plástica e pesquisadora de sonoridades Vivian Caccuri e pelo guitarrista Bruno Rezende.

Pororoca Rave é um espetáculo inédito que parte de um texto de Fausto Fawcett que fala da aventura de um casal de adolescentes fugitivos que se manda para a Amazônia e participa de uma festa de surfistas que todo ano vão para o inferno verde desfrutar da longa onda criada pelo encontro das águas do Amazonas e do Atlântico, fenômeno conhecido como pororoca.

O “fugitivo sound” do nome é uma referência a todas as sonoridades, ao mundo de freqüências, timbres, incidentais melodias, ao mundo de muzaks, sonoplastias camufladas na agitação das cidades e dos lares dessas cidades. O som fugitivo que se apresenta escondido, camuflado, explícito, barulhento ou oculto no formato da matéria esculpida pela indústria de qualquer coisa. Enquanto Fawcett narra a história dessa espécie de Mad Max ribeirinho, Bruno Rezende acompanha o texto sonoramente, desfilando texturas e noises com sua guitarra. Vez ou outra, a cama de ruídos se transforma num clássico blues com slide ou numa guitarrada paraense. Em paralelo, Vivian amplifica ventiladores, uma corda de silicone e um balde de milho, emitindo sons que ajudam o espectador a se embrenhar na performance, que termina ao som do kuduro, ritmo eletrônico de Angola.

"A Amazônia como lugar inóspito, excêntrico, esdrúxulo e cheio de fronteiras estranhas escancarando contrabandos, tráficos de produtos e de póvos indígenas, caboclismos e ribeirinhagens de todos os tipos. A pororoca no meio disso tudo é o encontro do Atlântico com o Amazonas, metáfora aquática de tudo que acontece por ali com surfistas de todos os cantos do planeta chegando junto desse fenômeno na companhia de fotógrafos e namoradas e que daqui a pouco vai competir com o Cirio de Nazaré e outras festas como cartão postal de efeméride no inferno verde. Amazônia, pororoca e o trabalho da Vivian Caccuri (entre outras coisas, como a guitarra além-hendrix de Bruno Resende) são a inspiração para POROCA RAVE, que também é um livro a ser lançado em breve", diz Fausto.

Essa apresentação inédita será mostrada em mais uma edição do Multiplicidade, festival de performances audiovisuais que acontece desde 2005 no Rio de Janeiro e que mostra ao público um amplo repertório de atrações no Oi Futuro Flamengo e no Oi Casa Grande, unindo em um mesmo palco arte visual e sonoridade experimental em espetáculos multimídia.

onde fica
Oi Futuro do Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63
quando ir
26/8/2010, às 19:30h
quanto custa
R$ 15,00 (meia-entrada R$ 7,50)
website
http://multiplicidade.oi.com.br/
contato
info@multiplicidade.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados