FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino

de 19/6 a 24/6 · Rio de Janeiro, RJ
1
Andréa Cals · Rio de Janeiro, RJ
15/6/2007 · 76 · 0
 

Petrobras e Caixa Econômica Federal
apresentam

FEMINA Festival Internacional de Cinema Feminino 2007
19 a 24 de junho no Rio de Janeiro
Caixa Cultural
entrada franca
www.feminafest.com.br


O FEMINA é o primeiro evento do gênero no Brasil e foi criado com o objetivo de destacar o trabalho de mulheres no cenário brasileiro e mundial.

Criado em 2004 pela produtora Rio de Cinema, o FEMINA é formado de sessões em cinema e vídeo de filmes dirigidos por mulheres, distribuídas em mostras competitivas ou temáticas, além de debates constituídos de assuntos que abrangem a atuação do universo feminino em questões políticas-sócio-culturais.

Em sua quarta edição, o FEMINA apresenta em sua cerimônia de abertura o documentário DIXIE CHICKS – SHUT UP AND SING, de Barbara Kopple (dois Oscar de melhor documentário, por Harlan County U.S.A. (1976) e American Dream (1990) - ) e Cecilia Peck, em pré-estréia para convidados, que ocorrerá no dia 18 de junho, às 20h, e para o público no dia 21, quinta-feira, às 16h30, no Cinema 1 da Caixa Cultural, no Rio de Janeiro.

O premiado filme acompanhou por três anos a reviravolta na carreira da banda feminina de country americano Dixie Chicks, causada por uma declaração da vocalista Natalie Maines num show em Londres: em 2003, às vésperas da invasão americana ao Iraque, a cantora afirmou ter vergonha de ter nascido no mesmo estado que o presidente George W. Bush, o Texas. Desde então, a Dixie Chicks passou a sofrer boicotes e uma enorme represália, ao ponto de Natalie ser ameaçada de morte.

Ao todo serão mais de 200 filmes exibidos. A entrada será franca em todas as sessões.

Todos os longas internacionais são inéditos.

A seguir, algumas dicas sobre as mostras competitivas.
Se quiser saber mais sobre a programação do FEMINA, acesse o site www.feminafest.com.br

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS-METRAGENS

Destaque pra 4 Elements, de Jiska Rickels, filme de Abertura do último International Documentary Festival Amsterdam (IDFA) – o mais importante evento do gênero –; Kurz Davor Ist Es Passiert, de Anja Salomonowitz, exibido no Festival de Berlim; Três Irmãos de Sangue, de Ângela Patrícia Reiniger, que enfoca a trajetória dos irmãos hemofílicos Henfil, Chico Mário e Betinho.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS

Os destaques são Cisnezinhos, e El Día que Morí premiados no Festival de Berlim, e Ver Llover, Palma de Ouro de Melhor Curta no último Festival de Cannes.

MOSTRA COMPETITIVA DOCUMENTÁRIOS BRASILEIROS
(curtas e médias)

Destaques para Ãgtux, de Tânia Anaya, premiado no Festival de Oberhausen, e O Homem-Livro, de Anna Azevedo, prêmio do público no Festival de Brasília.

onde fica
Caixa Cultural (Av. Amlte. Barroso 25 - Lgo. Da Carioca)
entrada franca
www.feminafest.com.br
quando ir
19/6/2007 a 24/6/2007
quanto custa
entrada franca
website
www.feminafest.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados