Regência é uma vila de pescadores localizada no município de Linhares, bem na foz do Rio Doce. Lá funciona a base do projeto Tamar no estado. É um lugar bucólico e tranqüilo, point de surfistas e bichos-grilo.
No passado, quando o Rio Doce ainda era navegável, Regência era uma importante base da Marinha Imperial. Um pescador da vila – então chamada de Vila de Regência Imperial – tornou-se um herói nacional ao salvar os marinheiros do imperador de um naufrágio bem na entrada da foz do Rio Doce. O nome dele era Caboclo Bernardo. Por esse ato de heroísmo Caboclo Bernardo foi levado à corte para receber, do próprio Pedro II, a medalha de honra.
Mesmo com a implantação de bases da Petrobrás na região a tradição e a economia local ainda se baseiam na pesca. E, como 29 de julho é dia do padroeiro dos pescadores, a vila não pode deixar de comemorar com uma festança das boas.
A 13ª Festa dos Pescadores, com uma programação de três dias para toda a família, é organizada pela Associação dos Pescadores de Regência. O pessoal da Associação está preparando torneios, concursos, regata, filme na praça, procissão e, claro, muito congo e forró.
Confira a programação:
Sexta – dia 29 de junho:
18h – abertura das barracas de comidas e artesanato
19h – exibição de vídeo em telão montado na praça Caboclo Bernardo
20h – banda de congo
22h - show da banda Regência Folc
00h – show com a banda Arrocha Nº6
sábado – dia 30 de junho:
08h – início do torneio dos pescadores
11h – almoço de confraternização com show de sanfona e concertina
14 – atividades recreativas para crianças e adultos: concurso de confecção de redes, lançamento de tarrafas, corrida com peixe, corrida de saco, homenagem ao pescador mais velho e ao mais novo e o sensacional concurso de “causos” de pescador.
17h – Banda da Marinha
18h – Arraia dos Pescadores (com casamento, pau de sebo, fogueira e quadrilha)
21h – Forró Pirraça
23h – Banda Atração Fatal
00h – Trio Armação
domingo – dia 01 de julho:
07h – torneio de pesca de linha na praia
09h – regata de barco a remo no Rio Doce
10h30 – concurso de culinária à base de peixes, crustáceos e mariscos
14h 30 – saída da imagem de São Pedro em procissão, com acompanhamento da banda de congo de Regência. A procissão seguirá até o cais dos pescadores e de lá será feita de barco, pelo Rio Doce.
16h – volta da imagem ao cais e culto dos pescadores no porto.
17h – entrega das premiações
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!