Festivais de Inverno

de 01/7 a 31/7 · Belo Horizonte, MG
http://www.flickr.com/photos/sobreira/129857573/
1
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG
13/7/2006 · 39 · 4
 

Mês de julho em Minas Gerais (e acho que pelo país inteiro) é a época aguardada dos Festivais de Inverno. O movimento que acontece no carnaval é repetido, agora com temperaturas invertidas. Oficinas dos mais diversos tipos, atrações grandes e pequenas, públicos de todas as cidades misturados durante alguns dias desse mês gelado. As pessoas aproveitam para deixar a capital por alguns dias e rumar em direção ao interior. De ônibus ou de carro, "meiando" a gasolina com os amigos.

Normalmente, as programações de apresentações são guiadas por ícones da música brasileira (os que estão nas rádios, jornais e revistas), embora haja sempre muito espaço para artistas locais (gerando aquela tradicional troca de discos e contatos nos bastidores). Mas posso afirmar sem muita dúvida que boa parte do público não vai por causa de algum artista específico, e sim em razão das ruas cheias de gente de todo o estado durante todas as noites. O que vale é o "clima" proporcionado pelo encontro das várias Minas Gerais em becos, bares, ruelas, praças e, claro, morros e mais morros.

Dos mais conhecidos, como o de Ouro Preto e Mariana, o de São João del-Rei e o tradicional Festival de Inverno de Diamantina, (realizado pela UFMG), até os menores, mas nem por isso menos interessantes, como o de Entre Rios de Minas, Itapecerica, Araçuaí e o Festival de Música Colonial de Juiz de Fora. Existe todo circuito um de festivais e atrações culturais pelo interior que fervilham nessa parte do ano. É o momento em que as luzes de Belo Horizonte ficam baixas e o interior é iluminado com suas igrejas e passado histórico relativamente bem conservado nos antigos casarões (alguns que acabaram sendo ocupados como centros culturais, museus, escolas, etc.).

Não sei como é por aí onde vocês moram. Mas aqui em Minas as cidades do interior conseguem criar um circuito cultural forte em diversas datas do ano. No carnaval, por exemplo, que inexiste na capital, a fama do interior de Minas Gerais é tão grande que atrai mesmo gente de Rio de Janeiro e Bahia, dois estados que costumam dar as regras no mês de fevereiro.

Que tal uma listona aqui abaixo com festivais de inverno espalhados por aí?

onde fica
Interior de Minas Gerais, do início ao fim de julho.
quando ir
01/7/2006 a 31/7/2006
quanto custa
Quase todas as atrações são gratuitas.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Bebeto
 

Festival de Inverno de Valença/RJ. De 17 a 23 de julho. Organizado pela sociedade civil organizada, em parceria com o SESC Rio. Todas as atrações são gratuitas ao público. Acontece na Praça Visconde do Rio Preto, mais conhecida como Jardim de Cima. Também haverá debates no Colégio Estadual Theodorico Fonseca (Luiz Eduardo Soares, Anderson Quak, Dante Gastaldoni) e a exibição do documentário de José Joffily, Vocação do Poder, seguido de debate com o cineasta.
Valença se encontra aqui e estamos de braços abertos aguardando todos. Maiores informações, aqui mesmo no site do Overmundo, em Agenda.
Um grande abraço,
Bebeto - redejovemvalenciana@yahoo.com.br

Bebeto · Valença, RJ 14/7/2006 21:31
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Festival de Milho Verde

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 17/7/2006 18:34
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

1º Festival de Inverno de Música em Paracatu

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 20/7/2006 11:50
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Festival de Inverno de Macacos

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 20/7/2006 12:23
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados