Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

de 08/7 a 23/7 · Ouro Preto, MG
Carol Reis
1
ETC Comunicação · Belo Horizonte, MG
9/7/2006 · 48 · 6
 

A programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2006 segue o rumo escolhido pelas curadorias e mostra que a diversidade foi o que norteou a escolha das mostras, espetáculos e shows. De 8 a 23 de julho, as ruas, praças, teatros, igrejas, auditórios e cinema de Mariana e Ouro Preto estarão tomados por eventos culturais que traduzem todas as formas de manifestação artística.
No campo musical, em Ouro Preto, a abertura do Festival de Inverno fica por conta do cantor Lobão, que faz apresentação no dia 9 de julho. No dia 13, o grupo carioca Los Hermanos apresenta o show 4, que faz parte do último cd da banda. Os integrantes do Clube da Esquina, Lô Borges, Beto Guedes, Tavinho Moura, Telo Borges, Fernando Brant e Márcio Borges chegam a Ouro Preto no dia 19. No dia 21, o Monobloco leva seu batuque e alegria contagiante às ladeiras da cidade. Dia 22 é a vez do músico baiano Tom Zé e, para encerrar a programação de shows, o grupo paulista Demônios da Garoa se apresenta no dia 23. Todos os shows serão realizados na Praça da UFOP, com entrada franca.
Em Mariana, já estão confirmados os shows de Renato Borghetti no dia 11, Sá, Rodrix e Guarabyra no dia 14, Zélia Duncan, dia 15 e Monobloco, dia 20. Todas as apresentações serão realizadas na Praça da Sé, que também será palco de uma mostra de bandas de rock regional, durante vários dias do evento.
Encontros e debates sobre a música e suas manifestações também estão previstos. O II Encontro de Musicologia e Etnomusicologia, que acontecerá em 10 de julho, trará à mesa de discussões o tema “Música e Cultura: Sociabilidade Festiva”. Um bate-papo com Lô Borges, Beto Guedes, Tavinho Moura, Telo Borges, Fernando Brant e Márcio Borges, sobre o Museu Clube da Esquina, está marcado para o dia 19 de julho, quarta-feira, às 15h, no Cine Vila Rica.
Nas Artes Visuais, o público fã de cinema terá várias opções de entretenimento. O destaque é a mostra de vídeos do projeto Vídeo nas Aldeias. Os cinéfilos poderão conferir 23 curtas produzidos por moradores de aldeias indígenas e exibidos no Salão Nobre da Escola de Farmácia da UFOP, diariamente, às 19h. No mesmo auditório, às 20h30, acontece a Mostra do Palco à Tela, onde serão apresentados 12 filmes e documentários sobre montagens de peças de teatro da França contemporânea.
Outra opção interessante é a Mostra de Cinema Francês, que será realizada de 8 a 22 de julho, no Cine Vila Rica, sempre às 17h. Serão exibidos 15 filmes, com entrada gratuita. O público poderá votar nos melhores longas exibidos na mostra, que estarão na programação do cinema de 01 a 6 de agosto.
As Artes Cênicas representarão uma atração à parte do Festival de Inverno. Não faltarão opções para o público admirador de teatro em praticamente todos os dias do evento.
Espetáculos já consagrados pela crítica, como “A Descoberta das Américas” (13/07), ganhador do Prêmio Shell 2006 (Melhor Ator para Júlio Adrião), ainda inédito em Minas Gerais; e “A última gravação de Krapp” (17/07), de Samuel Beckett, com direção de Francisco Medeiros e atuação de Antônio Petrin; dividem a cena com o mais recente espetáculo do grupo Galpão, com direção de Paulo José, “Um homem é um homem” (12/07); e com a nova montagem de “O Assalto” (11/07), do mineiro José Vicente, dirigida pelo ator Marcelo Drummond, considerado braço direito de José Celso Martinez Corrêa. Mais um grande destaque será a performance/palestra apresentada por José Celso, no dia 12 de julho, às 15 horas, no Centro de Artes e Convenções.
Mais informações em http://www.festivaldeinverno.ufop.br. Para fotos em alta resolução, acesse http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2006/fotos_alta.php.

onde fica
Ouro Preto (MG) e Mariana (MG)
quando ir
08/7/2006 a 23/7/2006
quanto custa
Todos os shows musicais na Praça da UFOP são gratuitos.
website
http://www.festivaldeinverno.ufop.br
contato
Assessoria de Imprensa - ETC Comunicação - (31) 3372-5257

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Saulo Frauches
 

Um festival com Los Hermanos, Lobão e Tom Zé... Por que eu moro tão longe daí? Que raiva...

Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 7/7/2006 12:24
sua opinião: subir
cavalo_na_chuva
 

sorte daqueles que estarão lá.

cavalo_na_chuva · São Paulo, SP 11/7/2006 11:07
sua opinião: subir
Claudio Marcio Lopes
 

A presença do pessoal do Clube de Esquina basta...o Inverno Cultural daqui de S.João del-Rei acaba embolando o meio de campo. Ótima programação, pena....

Claudio Marcio Lopes · São João del Rei, MG 12/7/2006 09:21
sua opinião: subir
Edson Wander
 

Claudio, e o Festival da UFMG, estopim e melhor de todos, está agora em Diamantina ? Continua lá ? Como está ? Tem notícia ? Estive lá há dois anos. Visitei também o de Ouro Preto, me surpreendi agora com a programação porque quando vi há dois anos, a prefeitura estava realizando-o com as universidades privadas da cidade, achei uma bosta. Parece que as coisa mudaram bem aí não ?
Abraço,
EW - mineiro perdido em Goiás.

Edson Wander · Goiânia, GO 12/7/2006 10:10
sua opinião: subir
anaelisa
 

Hehehehe....
Estarei lá, com certeza.
Esse festival sempre traz coisa boa. Quem mora longe, pode se programar pro ano que vem. Com certeza boas surpresas virão.

anaelisa · Pedro Leopoldo, MG 12/7/2006 14:12
sua opinião: subir
Claudio Marcio Lopes
 

Edson, que eu saiba este ano não está em Diamantina, parece-m e que agora em Ouro Preto. Aqui temos o nosso Inverno Cultural com uma programação excelente incluindo presença de Ney Matogrosso no encerramento, vide Inverno Cultural de São João del-Rei (MG).

Claudio Marcio Lopes · São João del Rei, MG 12/7/2006 15:21
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados