Festival do Teatro Brasileiro (FTB) - Cena Mineira

de 25/5 a 17/7 · ,
1
Rodrigo Machado · Brasília, DF
29/5/2011 · 1 · 0
 

Etapas - São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul
Um convite a desvendar e conhecer a rica produção cênica de MG

De 25/05 a 17/07/11, um rico mosaico composto de espetáculos cênicos, oficinas de qualificação de atores e de formação de platéia concebidas por experientes e consagrados atores, companhias e grupos de MG, além de ações de estímulo ao intercâmbio entre grupos, circularão por nove cidades de SP, PR e RS.

Ao longo dos 54 dias de realização do FTB – CM, etapas SP, PR e RS, serão apresentadas 84 sessões de 18 espetáculos, realizadas 12 oficinas gratuitas de qualificação profissional, bate-papos com o público após apresentações, convites a convivência e troca de experiências profissional entre grupos de Minas e dos Estados que recebem o Festival, além de um bem estruturado programa educativo para alunos da rede pública.

Na programação dos espetáculos do FTB – Cena Mineira destaca-se a influência da cultura de grupo, semeada pelo Galpão Cine Horto (núcleo de estudos e formação do Grupo Galpão). Uma série de coletivos produz trabalhos criados com base no sistema colaborativo. Dentre eles, estão em franca evidência nacional: Espanca! e Luna Lunera. Há ainda trabalhos em estéticas experimentais e híbridas, associando-se a linguagens como cinema, performance, vídeo, dança, e outros com potente discurso político e estético, como é o caso de BarbAzul. Em teatro-performance, a intervenção de rua com Baby dolls, formado por um coletivo de mulheres, faz ponte com e teatro contemporâneo de Minas.

“A diversidade de propostas estéticas é o que mais chama atenção na significativa mostra de trabalhos que compõem a programação do FTB – CM. Nos espetáculos a serem apresentados, há a evidência de um mercado teatral pulsante.” Destaca Sergio Maggio, um dos curadores do Festival.

As 12 oficinas gratuitas distribuídas entre SP, PR e RS abordarão desde a preparação corporal e criação de vocabulário físico à criação e apresentação de cenas, no teatro e em espaços públicos, e improvisos; passando por aulas práticas de construção e manipulação de bonecos, aulas teóricas sobre Commedia Dell’arte, bem como técnicas de interpretação a partir de trabalhos de corpo e voz. Com as mais de 220 horas de oficinas oferecidas a um público diversificado, que inclui estudantes e profissionais de dança e teatro, produtores culturais e comunidade em geral, distribuído em mais de 230 vagas, os mineiros certamente deixarão sua marca pelos 3 estados por onde o FTB irá passar.

Esta edição do Festival traz um bem elaborado programa de formação de plateia para alunos da rede pública, já experimentado em outras edições. Estruturado sob uma metodologia em três movimentos, que acontecem em dias diferentes. Num primeiro momento, professores e arte educadores realizam, em sala de aula, atividades lúdicas que instiguem a sensibilidade dos alunos para as artes cênicas. No segundo dia os alunos são levados para assistir a um espetáculo. O programa termina de volta a sala de aula, onde os alunos são estimulados a refletirem sobre a experiência vivenciada.

Outra ação, proposta pelo Festival, que vale ser destacada é o intercâmbio entre grupos e coletivos de artistas. Cada companhia de teatro mineira entrará em contato com uma companhia do Estado por onde passará para convidar os integrantes a participarem da montagem, dos ensaios ou até mesmo para conversas sobre processos criativos, com a propósito de estreitar elos e trocar experiências.

Com a realização de todas as ações propostas pela 11ª Edição do FTB – CM estima-se um público direto superior a 30.000 pessoas dentre os quais 9.000 são alunos da rede pública de ensino e a criação de cerca de 260 empregos temporários diretos.

onde fica
Cidades de Campinas, Paulínia, Sorocaba, Curitiba, Araucária, Ponta Grossa, Porto Alegre, Caxias do Sul e Novo Hamburgo
quando ir
25/5/2011 a 17/7/2011
quanto custa
De graça ou a preços populares - R$ 10,00 (inteira)
website
http://www.alecrim.art.br/cenamineira/
contato
teatro@alecrim.art.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados