FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS HOMENAGEIA VILLA-LOBOS COM EXPOSIÇÃO E SHOWS

10/9 · Belo Horizonte, MG
Marcos Godinho
O Coral da AABB-BH apresenta-se no Palácio das Artes no dia 21 de setembro
1
Luciana. CL Assessoria · Belo Horizonte, MG
12/9/2009 · 1 · 1
 

O Festival Internacional de Corais 2009 acontece de 18 a 27 setembro, em vários pontos turísticos da capital mineira e em mais 11 cidades da Região Metropolitana e do interior do Estado. Ao todo, serão 60 locais de apresentação, reunindo cerca de 5000 participantes. No Palácio das Artes, o FIC 2009 promove de 12 a 27 de setembro, no Foyer do Grande Teatro, uma exposição inédita sobre Villa-Lobos na capital mineira. Além das apresentações gratuitas de corais, nos dias 21, 22 e 27 de setembro.

Pela primeira vez em Minas Gerais, a exposição trará dezenas de fotos da família Villa-Lobos, de concertos do compositor no Brasil e exterior, de Villa-Lobos e amigos, além de trilhas sonoras compostas por ele. O acervo foi cedido ao FIC pelo Museu Villa-Lobos, localizado no Rio de Janeiro. A negociação aconteceu em uma visita do coordenador do FIC, maestro Lindomar Gomes, ao Museu. O regente apresentou o projeto do Festival ao diretor Turíbio Santos, que acolheu de imediato a idéia e liberou o acervo para a exposição. O acervo é uma parceria do museu e do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vinculado ao Ministério da Cultura.

De acordo com Lindomar Gomes, a exposição representa a possibilidade de interação da música (áudio), o visual e a memória do mestre Villa-Lobos. "Inicialmente a exposição estava programada apenas de forma itinerante, mas conseguimos parceiros que abraçaram o projeto e dispuseram espaços para receber a exposição em tempo integral", afirma.

Para o público, a exposição acrescenta a integração audiovisual. "O intuito é oferecer um leque mais que sonoro da obra de Villa-Lobos. A obra visual atiça ainda mais o fértil imaginário popular, lembrando que Villa-Lobos foi o compositor que mais musicou as etnias brasileiras", completa o maestro. A exposição tem entrada franca.

Apresentações musicais

A Sala Juvenal Dias recebe na segunda-feira, dia 21 de setembro, às 18h30, os grupos vocais Coral Saúde em Canto (Natal/RN), OAP – UFMG, Coral Municipal de Lagoa Santa e AABB – BH. E na terça-feira, dia 22, também às 18h30, se apresentam o Coral Infantil do Colégio Santo Antônio (BH/MG), Corangelis (Goianinha/RN), Coro Infantil da Universidade de Cauca (Colômbia) e o Coral Municipal de Caxias do Sul (RS).

Já no domingo, dia 27 de setembro, acontece no Foyer do Grande Teatro, às 11 horas, a apresentação do Coral da Itaipu (Foz do Iguaçu/PR), acompanhado de orquestra; Grupo Vocal Canto em Canto (Foz do Iguaçu/PR); Grupo Angelus - Coral e Camerata (Caxambu/MG) e Coral Infantil Jesus Amigo (Curvelo/MG).

Festival Internacional de Corais 2009

A curadoria e coordenação do Festival são do maestro Lindomar Gomes. O Festival de Corais é um dos eventos mais aguardados pelo público mineiro e pode ser considerado o maior do gênero na América Latina. O FIC faz parte do calendário cultural da cidade e propicia intercâmbio entre artistas, coralistas, maestros e público. Um de seus objetivos é proporcionar a difusão, integração, incentivo, desenvolvimento e fortalecimento de laços entre corais regionais, nacionais e internacionais.

O Festival Internacional de Corais 2009 receberá mais de cem coros de diversas regiões do País, totalizando cerca de 5000 participantes. São corais infantis, juvenis e adultos que virão de diversas cidades, como: São José (SC), Fortaleza (CE), Caxias do Sul (RS), Aracaju (PE), Itanhanhém (SP), Brasília (DF), Piracicaba (SP) Itaobim (MG), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), entre outras. Este ano participarão dois coros estrangeiros, um da Colômbia - o "Coro Infantil de La Universidad de Cauca" - e o outro da Venezuela, a "Banda Vocal Soco Voz".

O tema desta edição é o legado de Heitor Villa-Lobos. Cada coral participante irá apresentar pelo menos uma música

onde fica
No Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena 1.537, Centro
quando ir
10/9/2009
quanto custa
Todas as apresentações - e as exposições - têm entrada gratuita.
website
www.festivaldecorais.com.br
contato
Mais informações: (31) 3425-5761
Twitter - twitter.com/festivalcorais

compartilhe

comentários feed

+ comentar
silviaraujomotta
 

Parabéns!
Maestro e componentes deste coral da AABB.
SAUDAÇÕES POÉTICAS E MUSICAIS,
Sílvia Araújo Motta
Cônsul Poeta del Mundo/BH
Embaixadora Universal da Paz

silviaraujomotta · Belo Horizonte, MG 9/11/2009 03:08
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados