FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE TEATRO DE BLUMENAU

de 06/7 a 14/7 · Blumenau, SC
Divulgação / Todos os direitos reservados.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
19/6/2007 · 83 · 0
 

Certamente um dos mais importantes festivais universitários de teatro do país – conhecido inclusive em países latino-americanos – o FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE TEATRO DE BLUMENAU chega à sua 21ª. edição com muita força, apesar de todas as dificuldades.

Dificuldades, porque todos parecem estar em crise: a Universidade Regional de Blumenau, a Prefeitura Municipal de Blumenau... Coube à iniciativa privada o papel maior de contribuir para a continuação do Festival. E ao governo do estado, que em cima da hora fez uma doação de quantia significativa para a execução de tal evento. Dificuldades ultrapassadas, falemos da força com que o Festival chega para acontecer.

O tema norteador do Festival, esse ano, será “UMA ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA?”. Como eventualmente acontece, sobre o tema do Festival são oferecidas oficinas e palestras – além de administrar, por assim dizer, que será apresentado durante o evento. Uma das grandes surpresas do Festival, nesse ponto, é o tempo direcionado à análise dos espetáculos. Os inscritos na oficina de Direção Teatral acompanham a análise por parte da comissão julgadora, bem como testam seu conhecimento sobre o tema, uma vez que a cada um dos participantes é pedido que formule uma pergunta durante a peça para debatê-la no grande grupo, posteriormente.

O FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE TEATRO DE BLUMENAU, por oito dias, toma conta da cidade. Os espetáculos apresentados na Mostra Oficial, de cunho competitivo, concorrem nas categorias de melhor espetáculo, direção, ator, atriz, conjunto de atores, iluminação, cenário, figurino e concepção sonora. Há a Mostra Paschoal Carlos Magno, paralela à outra, em que os grupos concorrem ao Destaque da Mostra. Na Mostra Oficial, os grupos são julgados por uma comissão de júri. Na Mostra Paralela, a eleição se dá por júri popular através de votação eletrônica. Há, ainda,o Palco Sobre Rodas, que toma espaços públicos de grande concentração urbana, como terminais rodoviários e praças.

Os atores que compõem o elenco geral do Festival podem ser compostos por grupos cênicos da área de extensão bem como de grupos teatrais independentes de universidades. Tanto num caso como no outro, o Festival não procura apenas exibir e premiar as peças que obtiverem os melhores resultados no conceito da comissão julgadora. Muito além disso, está a pesquisa acadêmica sobre teatro e a multiplicação de conhecimento sobre o tema. As oficinas, dentro do tema norteador do Festival, acontecem desde a 15ª. edição e têm por objetivo trazer o aprendizado e a troca de experiências para dentro o evento.

Além de receber muito do melhor produzido por universitários do Brasil e, principalmente, do Cone Sul da América Latina, o FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE TEATRO DE BLUMENAU objetiva trazer à tona o Teatro para que quem já conhece possa apreciá-lo e para quem não sabe do que se trata, que possa perder-se nesse mundo sempre novo.

Espera-se que nessa edição sejam ultrapassados os 25.000 espectadores no Festival. O que não seria nada mal: talvez ano que vem o Festival sofra menos com o desdém de nomes públicos. Rezemos.

onde fica
Basicamente, no Teatro Carlos Gomes - Rua XV de Novembro, 1181 - Centro - Blumenau - Santa Catarina
quando ir
06/7/2007 a 14/7/2007
quanto custa
Ainda não disponível.

website
www.furb.br/futb
contato
Fone: (47) 3321-0900
Fax: (47) 3322-8818
E-mail: festivalteatro@furb.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados