Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Fina Estampa lança seu primeiro CD “Abrideira”,

de 25/9 a 27/9 · Rio de Janeiro, RJ
1
Mari Dantas · Rio de Janeiro, RJ
22/9/2009 · 3 · 0
 

A Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe nos dias 25, 26 e 27 de setembro, o sexteto Fina Estampa, em shows de divulgação do seu primeiro CD “Abrideira”, no Teatro de Arena, às 19h. O grupo é composto por Maria Beraldo Bastos e Joana Queiroz, jovens clarinetistas, André Ribeiro (bandolinista) e pelos integrantes do grupo Quatro a Zero Lucas da Rosa (bateria e percussão), Eduardo Lobo (violão de 7 cordas) e Danilo Penteado (cavaquinho e baixo elétrico).



O CD “Abrideira” foi produzido por Maurício Carrilho, um dos maiores compositores de choro da atualidade, e traz no repertório surpresas que vão desde Santos Bocot, da safra dos primeiros chorões, passando por mestres como Radamés Gnattali, Itiberê Zwarg (baixista de Hermeto Pascoal), e o próprio Maurício Carrilho (hoje, um dos responsáveis pela Escola Portátil de Música, do Rio de Janeiro).

O sexteto conflui algumas das mais interessantes visões sobre a Música Brasileira de nossa época e mostra categoria fazendo música popular brasileira, na contramão da banalidade. Essas vertentes se condensam num resultado harmonioso e instigante, construindo a personalidade do grupo de forma peculiar, com destaque para o tratamento refinado dado às interpretações de cada multi-instrumentista.

O carro-chefe do álbum é a Suíte Botequiana nº2, composta por Jayme Vignoli, do grupo "Água de Moringa", em homenagem ao baterista Oscar Bolão e que traz elementos de vanguarda na estrutura e concepção. Com total domínio dos princípios do choro, Jayme aponta para o futuro do gênero e dá ao Fina Estampa o privilégio de ser o porta-voz dessa pérola. Para os consagrados músicos Maurício Carrilho e Jayme Vignoli, o resultado do primeiro CD do grupo “é um som maravilhoso e emocionante”.

Os jovens integrantes do Fina Estampa também contribuem com inspiradas composições como ‘Um Draminha pro Senhor Incrível’ de Maria Beraldo Bastos e ‘Dodô’ de Joana Queiroz, ambas contempladas com prêmios no Festival de Música Instrumental de Guarulhos, em 2008. A diversidade do grupo é resultado de suas múltiplas origens. Os integrantes são de estados diferentes, como São Paulo, Paraná e Santa Catarina e foi formado em 2007, em Campinas (SP).

onde fica
Show do sexteto Fina Estampa - Lançamento do CD ‘Abrideira’

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena

Endereço: Av. Almirante Barroso 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 2544 4080 (21) 2544 4080

Datas: 25, 26 e 27 de setembro, às 19h

Classificação livre

Capacidade: 226 lugares

Acesso para portadores de necessidades especiais

quando ir
25/9/2009 a 27/9/2009, às 19:00h
quanto custa
Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 (estudantes e maiores de 60 anos)

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados