Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

FNAC Livrarias promove OFICINAS de MANGÁ com ENTRADA FRANCA

de 09/4 a 16/4 · Porto Alegre, RS
"SailorPuffs" - fanart/ficart por Marcos Pinto ( marcosbnpinto )
1
marcosbnpinto · Porto Alegre, RS
24/3/2009 · 90 · 1
 

Press Release: in English
Nota para la Prensa: en Español


A
FNAC LIVRARIA em Porto Alegre
em parceria com o professor MARCOS PINTO
( que está ministrando o Curso de Mangá e Cultura Japonesa no ICJ-PUC/RS ) promoverá
OFICINAS DE MANGÁ com ENTRADA FRANCA
em abril de 2009:

- Shonen Mangá
08 de abril de 2009
- Shojo Mangá
15 de abril de 2009

As oficinas ocorrerão às quartas-feiras, das 15 às 17h.

Local:
BARRA SHOPPING SUL
Av Diário de Notícias 300, Entrada G, Nível Jockey
em
PORTO ALEGRE



As oficinas têm ENTRADA FRANCA
( 20 vagas, reservadas por senha )



ESTRUTURA:

* CHARACTER DESIGN: Criação de personage( ns )/tramas dos mesmos, assim como um perfil das afinidades do aluno ciom determinados Gêneros e estilos de Mangá( "shonen" ou "shôjo" ), visando direcionar os seus projetos.
* LAYOUT: Apresentar e demonstrar as técnicas de composição gráfica e narrativa para Desenho de Imprensa.
* CENOGRAFIA: A utilização de referencias visuais( tais como fotos, ilustrações e congêneres )existentes no acervo de referência( biblioteca/hemeroteca, arquivo de imagens )para a auxiliar os alunos na criação de seus projetos.
* ESTILIZAÇÃO: Aplicar os cânones do desenho de figura humana( proporções, movimento, anatomia e expressividade ), afim de poder aplica-los em caricatura, desenho de imprensa e animação no estilo Mangá.
* PERSPECTIVA: Aplicar os cânones de perspectiva afim de situar os personagens dentro de um cenário correlato à idéia desenvolvida pelo aluno, assim como introuzir o aluno às noçoes básicas de proporção entre a figura humana e objetos circumvizinhos;
* LUZ E SOMBRA: Aplicar as noções de iluminação de objetos e figuras humanas, otimizando o efeito cenográfico geral do trrabalho do aluno de acordo com a sua idéia proposta;
* ARTE-FINAL: Apresentação e uso de diferentes materiais de arte-final e suas viabilidades gráficas( tanto efeitos visuais como a viabilidade de sua reprodução ).

PROGRAMA:

- Definição dos cânones de desenho para Shonen e Shôjo Mangá;
- Concepção de personagem e argumento de história.
- Aplicar a Estrutura e Arquitetura do corpo humano para o Estilo Mangá( masculino, feminino, crianças e SDs )*;
- Aplicar a Estilização dos elementos mais expressivos na figura humana( olhos, cabelo, mãos, postura )*;
- Técnicas de Luz e Sombra aplicadas ao Estilo Mangá;
- Técnicas básicas de Arte-final.

Notas:
Os originais dos trabalhos finalizados ficam/retornam para/com os seus autores.
Se, ou( sempre )com a sua permissão ou de seus responsáveis esses trabalhos podem ser promovidos através de exposição, fanzine ou websites, embora isso se deva definir como interessante, ou não, para ambas as partes( professor e alunos )envolvidas.

( "Fédération Nationale d'Achats des Cadres" )
FNAC é uma rede internacional( presente em onze países, e também presente em sete capitais do Brasil ) de lojas de livros, softwares culturais e de entretenimento assim como equipamentos de informática e que também promove atividades de cunho cultural em suas sedes.

onde fica
BARRA SHOPPING SUL
Av Diário de Notícias 300, Entrada G, Nível Jockey
em
PORTO ALEGRE
quando ir
09/4/2009 a 16/4/2009, às 15:00h
quanto custa
ENTRADA FRANCA
( 20 vagas, reservadas por senha )
contato
marcosbnpinto@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

muito interessante seu trabalho.votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 25/3/2009 12:12
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados