Focus estreia sexta 'Saudade de Mim' no Imperator!

de 13/3 a 22/3 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação/Cristina Granato
Espetáculo interliga obras de Candido Portinari e Chico Buarque
1
Mônica Riani · Rio de Janeiro, RJ
9/3/2015 · 0 · 0
 

Nesta sexta-feira, 13 de março, a consagrada Focus Cia de Dança estreia no Imperator - Centro Cultural João Nogueira, no Méier, o poético e impactante espetáculo coreográfico "Saudade de Mim", que interliga a obra de dois ícones brasileiros, Candido Portinari e Chico Buarque.

"Saudade de Mim" lança um feito inédito na criação: um roteiro teatral que se integra ao instigante conjunto de gestos e movimentos, marca da companhia carioca ao longo de sua história. "Saudade de Mim" inicia as comemorações de 15 anos da companhia, fundada pelo diretor e coreógrafo carioca Alex Neoral e hoje patrocinada pela Petrobras.

O elenco é formado por Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Mônica Burity, além, é claro, de Alex Neoral.

O espetáculo é um divisor de águas na trajetória da Focus. “Senti a necessidade de mergulhar e trazer, mais concretamente para a dança a presença de outras linguagens artísticas, que já se esboçavam em minhas criações anteriores. Os bailarinos além de dançarem, tiveram o desafio de construir personagens, entrar em uma narrativa com cenas e situações delineadas”, destaca Alex Neoral.

Os riscos são bem-vindos na trajetória da companhia. O incandescente "As canções que você dançou para mim", inspirado na obra de Roberto Carlos, estreado no Espaço Sesc em 2011, chegou à expressiva marca de quase 200 apresentações e foi assistido por 45 mil pessoas dentro e fora do Brasil, como Washington e Nova York, nos Estados Unidos e Porto, em Portugal. A agenda invade 2015. “Trabalhar com a obra do Chico era um projeto antigo que vem, agora, como ponto de equilíbrio entre 'As canções que você dançou para mim' e 'Dente de Leite', nosso espetáculo de 2013”.

"Saudade de Mim" inicia com os acordes de “Construção” levando para cena a vida de Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens egressos de músicas distintas de Chico, e aqui se relacionam. Todos também habitam telas e ambientes criados por Portinari. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores, triângulos amorosos, indo e voltando através de referências aos grandes artistas brasileiros.

"A ideia não é reproduzir artes já existentes mas, a partir da fusão de artes distintas, resultar em um espetáculo de dança contemporânea afetado pelas obras destes dois artistas”. Que ninguém espere referências diretas entre músicas e telas. Ao longo da narrativa canções como “Olha Maria”, “Trocando em miúdos”, “Valsinha" surgem na voz de Chico Buarque. De muitas formas, pinturas históricas como “O espantalho”, “Casamento na roça" e “O mestiço" de Candido Portinari, se impõem na narrativa.

Para dar corpo a "Saudade de Mim" - que estreou nacionalmente em outubro de 2014 no Espaço Sesc - o preparo da Focus Cia de Dança incluiu aulas de interpretação com o ator Reiner Tenente, além da preparação vocal com Felipe Habib, que também assina a direção musical e criação de arranjos e canções, todas inspiradas em Chico Buarque, que completam a obra.

A classificação é de 14 anos e duração: 1h30. Até 22 de março.

onde fica
Imperator - Centro Cultural João Nogueira - Rua Dias da Cruz, 170 - Méier. Telefone: 21 2597-3897 (das 9h às 12h/13h às 18h)
Sessões: sextas e sábados, às 21h. Domingos às 19h30
quando ir
13/3/2015 a 22/3/2015, às 21:00h
quanto custa
R$ 30 (inteira); R$ 15 (meia)
contato
monicariani@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados