O CINEMA BLUMENAUENSE MOSTRA-SE AO BRASIL
A Igreja Luterana tem seu maior número de fiéis registrados na Região Sul. Independente de questões de credo, há que se verificar os pontos positivos trazidos por esta religião — que veio junto com os imigrantes europeus no século XIX, entre elas a arquitetura, a gastronomia e o gosto pela música.
Frank Graf pertence ao século XX. E como! Filho de um instrutor da aviação alemã e de uma pianista brasileira, Graf nasce justamente durante a Segunda Guerra Mundial. Tendo vivido num campo de refugiados, o menino de Halberstadt veio para o Brasil ainda muito pequeno e dedica-se até hoje à música erudita junto a corais e orquestras catarinenses.
É a história desse personagem que poderá ser conferida no documentário Frank Graf, o Caminheiro. Dirigido por Andreas Peter, o filme que em princÃpio falaria da contribuição de Graf para a música catarinense acabou por contar a história da vida do maestro. A novidade é que a história do maestro Frank Graf não será contada em terceira pessoa: é ele mesmo que narra a sua própria vida, com a ajuda, claro, de contribuições de amigos.
O documentário não conta com nenhuma montagem cinematográfica. O cineasta Andreas Peter acompanhou o maestro em suas atividades semanais, que englobam a FURB (Universidade Regional de Blumenau), a Fundação Cultural de Blumenau e o Teatro Carlos Gomes.
- Não interferi nem influenciei nas atividades corriqueiras do
maestro. É como um “realityâ€. O mais difÃcil foi fazer a montagem do filme, que possuÃa 40 horas de material – diz o cineasta.
A realização do filme de 70 minutos somente foi possÃvel com o auxÃlio do FunCultural, programa estadual catarinense de incentivo à cultura. O projeto foi criado inicialmente pelo publicitário Andreas Peter e pelo mestre em psicologia Édio Ranieri.
A exibição do documentário em espaços alternativos, como tem ocorrido, mostra que não é necessária a face comercial de um filme para torná-lo importante. Ainda mais em se tratando de um filme sobre um blumenauense que ainda vive - e que muito ainda colaborará para o ensino e para a execução da Música no estado barriga-verde.
Maravilhoso, sou grande admiradora da obra e da pessoa do maestro e prof. Frank Graf, obrigada pelo seu exemplo de fé e de dedicação.
Meg · Blumenau, SC 28/10/2007 12:27Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!