Gramado Cine Vídeo cresce e se consolida ao comemorar 15 anos

de 10/8 a 18/8 · Gramado, RS
DIVULGAÇÃO
"Pelas Ruas Que Passei", de Liziane Cordeiro, categoria Universitario Brasileiro
1
thais aragao · Porto Alegre, RS
11/8/2007 · 72 · 0
 

Considerado um dos mais importantes e completos eventos do audiovisual brasileiro, com ações voltadas ao fortalecimento das produções de cinema, vídeo e TV, o Gramado Cine Vídeo se consolida em 2007 ao completar 15 anos de edições ininterruptas. Realizado simultaneamente e em parceria com o 35º Festival de Cinema de Gramado, o Cine Vídeo conquista seu espaço. De 10 a 18 de agosto, as atividades já consagradas e as novidades deste ano estarão em evidência no Centro de Eventos da Ufrgs, no Palácio dos Festivais e na Sociedade Recreio Gramadense, com entrada gratuita.

Entre as novidades desta edição estão o Cine Social, que destaca projetos de inclusão social em favelas brasileiras, com palestra do cineasta Cacá Diegues e presenças já confirmadas dos diretores Zózimo Bulbul e Joel Zito Araújo e o Cine Ambiental, que integra ações ecológicas a exibições de filmes com temática relacionada à preservação do meio ambiente. Segundo Daniel Bertolucci, coordenador geral do Gramado Cine Vídeo, será o primeiro evento em Gramado a realizar a neutralização de emissão de gás carbônico através de plantio de mudas de árvores para reduzir o impacto ambiental causado pela sua realização.

O Gramado Cine Vídeo cresceu como um significativo evento do vídeo e do cinema independente e universitário do país, abrindo espaço para novos talentos. Entre as atrações principais, destacam-se o Festival do Vídeo Brasileiro. O troféu Galgo de Ouro é concedido para os vencedores das quatro categorias competitivas: Vídeo Independente Brasileiro, Televisão Universitária Brasileira, Vídeo Universitário Brasileiro e Vídeo Universitário Gaúcho. Cerca de mil produções foram inscritas. Destas, 112 foram selecionadas para as mostras competitivas e paralelas (não competitivas).

Na categoria Vídeo Independente Brasileiro, disputam representantes de dez cidades, no total de oito estados, com a apresentação de 27 vídeos. Na Categoria Televisão Universitária Brasileira, concorrem 12 produções de dez veículos de comunicação de instituições de ensino superior, de quatro estados. A Categoria Vídeo Universitário Brasileiro reúne a produção de 12 universidades, de cinco estados, com a disputa de 20 vídeos. Concorrem na Categoria Vídeo Universitário Gaúcho 43 obras produzidas por representantes de 14 universidades do Rio Grande do Sul.

Neste ano, o cinema chega mais cedo em Gramado, com a realização do 2° Granimado - Festival de Animação de Gramado, de 10 a 12 de agosto, dentro da programação do Cine Vídeo. Confira a programação do Granimado direto no site www.granimado.com.br.

No 15º. Gramado Cine Vídeo, também vai rolar uma série de programas voltados à comunidade local. Entre eles, o Dia da Cultura Escolar, as oficinas comunitárias de vídeo e o projeto itinerante Cultura em Movimento, que levam atividades direcionadas à produção audiovisual às escolas da Região das Hortênsias.

São várias as atividades inéditas. O Cinema na Roça foca a temática das imigrações alemãs e italianas, levando o cinema até as comunidades rurais da região. O Cinema na Rede discute o audiovisual que tem a internet como ferramenta. Em parceria com o Festival Mundial de Publicidade de Gramado, a Mostra de Cinema Publicitário exibe comerciais de televisão, fora de concurso. Além do lançamento do 1º Festival de Videoclipes e a realização do Projeto Cinema Nacional Legendado, voltado para a inclusão cultura de deficientes auditivos. As inovações integram-se às oficinas profissionalizantes, ao Seminário da Associação Brasileira de TV Universitária (ABTU) e ao Mercado do Audiovisual, com a feira de serviços e equipamentos no Centro de Eventos da UFRGS.

onde fica
Gramado-RS
quando ir
10/8/2007 a 18/8/2007
quanto custa
A entrada é franca.
website
www.gramadocinevideo.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados