Grito Rock Pelotas 2013

de 20/2 a 24/2 · Pelotas, RS
Grito Rock Pelotas (RS) 2013
1
Casa FdE Pelotas · Pelotas, RS
20/2/2013 · 0 · 0
 

Pelotas se prepara para a celebração da edição do maior festival do mundo. Além da cidade, mais 40 cidades realizam o Grito Rock no região Sul.

O Grito Rock Mundo 2013 reúne neste ano, em Pelotas, bandas da cidade, de outras partes do estado e uma atração internacional, direto da Argentina durante 5 dias de muita música, cênicas, artes visuais, sustentabilidade entre outras intervenções.

Em Pelotas o evento entra na sua 4° edição e é realizado pela Casa Fora do Eixo Pelotas, de 20 a 24 de fevereiro. A ideia deste ano é ocupar os espaços públicos da cidade, levando um pouco do Grito para cada canto público que a comunidade pelotense no seu dia a dia toma para si como um local habitável e familiar.


Em 2013, o Festival Grito Rock alcança 300 cidades de 30 países diferentes. Além dos latinos, outros países da Europa, Oceania, África, integram-se ao evento. Produzido desde 2005, o Grito foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e nesse ano acontece entre o período de 1º de fevereiro a 03 de março. Estima-se a criação de aproximadamente 3 mil vagas para bandas de todo o país e turnês de pequeno, médio e grande portes, que devem ligar diversas regiões brasileiras. A produção envolve cerca de 9 mil pessoas trabalhando direta e indiretamente, sendo divididos entre empregos formais e informais, autônomos, voluntários e colaboradores da produção.

O projeto foi idealizado pelo coletivo Espaço Cubo no ano de 2003 em Cuiabá (MT). Com a criação do Fora do Eixo, em 2005, o projeto se ampliou de forma conceitual e geográfica, envolvendo produtores de todo o país. Na última edição, em 2012, foram 205 cidades realizadoras e envolvendo a participação direta de, aproximadamente, 700 produtores culturais de 15 países.


O Grito Rock Pelotas começou a ser pensado em dezembro de 2012, e desde então, recebeu inúmeros parceiros. Através de uma reunião aberta no mês de janeiro, a Casa Fora do Eixo Pelotas, antigo Sotaque Coletivo, separou cada pessoa dentro das campanhas que fazem parte da composição do GR Mundo. A equipe nacional de produção do Festival sugere a cada ano algumas campanhas de integração das edições que servem também de auxílio na produção dos eventos em cada uma das cidades.

O objetivo das campanhas é compartilhar tecnologias e ideias que facilitam ou potencializam as edições locais do festival. São campanhas que, por exemplo, apresentam novas formas de sistematizar e organizar informações; sugerem integração artística com as artes visuais, teatro, entre outras linguagens; que indicam opções de divulgação, ou as que propõem opções para tornar o projeto sustentável, como a campanha de “Hospedagem solidária” ou “Capte seu Grito”, que auxilia na busca de patrocinadores para o festival.

Acompanhe mais sobre o restante das campanhas aqui. A cada dia, a programação do Grito Rock busca não apenas integrar cenas independentes e importantes da cidade, como também, busca integrar outros grupos que não sejam apenas na música, com tenda de economia solidária, sessão de filmes para crianças, sustentabilidade e o incentivo cultural para com o público da cidade, fazendo com que assim a cidade venha junto para ocupar os espaços por onde o grito irá passar.

Veja a programação completa no link.

Serviço:

Grito Rock Pelotas 2013
20 a 24 de fevereiro de 2013
Entrada Gratuita
Evento: http://on.fb.me/VS6KeY

onde fica
Casa Fora do Eixo Pelotas: R. Almirante Tamandaré, 608 - porto (entre xv de novembro e andrade neves)

DCE UFPel: R. Gonçalves Chaves, 660, (esquina r. Sete de Setembro)

Em frente a Secult: R. Lobo da Costa - Centro (entre R. Félix da Cunha e R. Gonçalves Chaves)

Mercosul Cultural (antiga Brahma): R. Benjamin Constant - Porto (entre R. José do Patrocínio e R. Dr. João Pessoa)

Praça Dom Antônio Zattera: Av. Bento Gonçalves (entre R. Andrade Neves, Padre Anchieta e Dr. Amarante)
quando ir
20/2/2013 a 24/2/2013
quanto custa
Evento Gratuito
website
http://on.fb.me/VS6KeY

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados