Grupo Êxtase dança ao ar livre no Rio 2ª e 3ª f.

de 28/9 a 30/9 · Rio de Janeiro, RJ
Divulgação
Grupo Êxtase: apresentações gratuitas no Rio dias 29 e 30
1
Mônica Riani · Rio de Janeiro, RJ
28/9/2014 · 0 · 0
 

Propor uma reflexão em torno do consumismo na sociedade contemporânea é o que move "For Sale", novo espetáculo do Grupo Êxtase fundado há 31 anos em Viçosa, Minas Gerais. Agraciado com o Prêmio Funarte - Klauss Vianna e também Prêmio Cena Minas/2013 da Secretaria de Estado da Cultura de MG, o Êxtase realizará quatro apresentações no Rio de Janeiro, de graça, dias 29 e 30 de setembro. A coreografia, assinada por Fernando Martins, retrata temas como a busca pelo corpo perfeito, a influência da mídia, a cultura e o entretenimento, a realidade e a ficção. Em cena, os bailarinos Cleison Lana, Dalilla Leon, Lidiane Jacinto, Lina Arruda, Maria Júlia Kaiser, Paloma Atanes, Rafael Tiko e Wellington Júlio interpretam a montagem.

"For Sale" (que significa ‘à venda’ em inglês) será apresentado dia 29 de setembro às 11h na Praça General Osório, em Ipanema, e às 16h no Largo do Machado; dia 30 de setembro, o grupo dança às 11h e às 16h30 no Largo da Carioca.

Como aponta o coreógrafo Fernando Martins, indagações não faltaram durante o processo de criação do espetáculo. A intenção é levar para as ruas o questionamento do estado máximo de For Sale, no qual tudo parece estar à venda. “É um sistema viciado. Atualmente, o objetivo das pessoas gira em torno do sucesso. Acordamos em busca de um salário para pagar as dívidas, para comprar, e isso está deixando o ser humano mais individualista e isolado”, destaca Fernando Martins.

O Grupo Êxtase foi fundado em 1983 por Patrícia Lima, bailarina e coreógrafa formada pela Royal Academy of Dance. “É um dos poucos grupos profissionais constituídos e em atividade na Zona da Mata Mineira e está não apenas promovendo a formação de plateia, como também ajudando a despertar talentos ou fomentando a formação de novos grupos. Surgiram vários depois de enxergarem no Êxtase a possibilidade de profissionalização”.

Espetáculo marca reencontro

O espetáculo marca o reencontro do Grupo Êxtase com Fernando Martins, que dividiu com Mario Nascimento e Paulo Chamone a montagem de “Entre Acasos”, último trabalho do grupo, mostrado no Rio em 2013. No trabalho, Martins aprofunda suas experiências e pesquisas sobre movimento. “Minha expectativa é de que o espetáculo sensibilize as pessoas”, diz Fernando Martins.

A diretora do Êxtase, Patricia Lima, conta que foram meses de estudos para a montagem do espetáculo. “Eu e o Fernando passamos por um longo processo de imersão, encontros e estudos. Em seguida, apresentamos o conceito de "For Sale" aos bailarinos, para que pudessem pesquisar e encontrar os movimentos em seus corpos. A partir daí foram outros meses de muita preparação e descobertas. O espetáculo foi criado especialmente para as ruas, com ousadia na utilização de elementos cênicos e de figurinos arrojados”.

A circulação de "For Sale" acontece por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com realização do Instituto Asas e do Núcleo de Arte e Dança e patrocínio da Dimfer e Metalsider. Este projeto foi contemplado ainda pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013.

quando ir
28/9/2014 a 30/9/2014
quanto custa
Grátis
contato
monicariani@gmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados